Um bebê, que ainda não teve a idade confirmada, morreu de meningite na noite de quarta-feira (9) em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo. A criança estava internada na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do hospital da cidade.
Conforme a Secretaria Estadual de Saúde, os exames pedidos pela Coordenadoria Regional de Saúde confirmaram que a morte aconteceu por meningite pneumocócica, considerada com menor potencial de transmissão do que a meningocócica (considerada mais grave). Pessoas próximas ao bebê estão sendo monitoradas caso surjam sintomas.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça, náuseas, vômitos, confusão mental, convulsões e rigidez de nuca em pacientes mais comprometidos. Um sintoma especialmente importante é o aparecimento de manchas vermelhas no corpo.
Em crianças menores de um ano, os sintomas são menos evidentes: febre, recusa alimentar, irritabilidade ou sonolência e prostração e, em alguns casos, abaulamento de fontanela (moleira). Os sintomas das meningites virais e bacterianas são os mesmos.
Diferente das virais, a meningite bacteriana pode ser fatal. Por esta razão pessoas com sintomas de meningite devem procurar, imediatamente, atendimento médico.