O Ministério da Saúde anuncia uma nova etapa do programa Mais Médicos. No Rio Grande do Sul, mais 422 profissionais estrangeiros vão atender em mais 206 municípios. O ministro da Saúde afirmou na manhã desta quinta-feira (17), em entrevista ao Gaúcha Atualidade, que a ampliação do programa proporciona acesso da saúde básica para 3,7 milhões de gaúchos.
Conforme Arthur Chioro, significa que três em cada quatro municípios do Rio Grande do Sul, ou 349 prefeituras, passarão a ter atendimento básico na área de saúde pública.
Em todo o País serão mais 13 mil médicos chegando ainda neste mês, o que fará com que a meta de cobertura do programa Mais Médicos seja plenamente atingida. Assim, o governo deverá ampliar ainda mais a meta para 14 mil médicos.
Chioro disse que as críticas ao programa são corporativas e políticas. Esclareceu que o governo de Cuba, de onde vem a maioria dos médicos, recebe o salário pago pelo governo brasileiro, mas garante todos os direitos trabalhistas e previdenciários aos médicos cubanos.
Ouça entrevista de Arthur Chioro ao Gaúcha Atualidade