Verão é sinônimo de curtir uma praia, uma piscina, entre outras atividades que envolvem exposição ao sol. É nessa época do ano que deixamos de lado casacos e botas para vestir chinelos, saias, vestidos e bermudas, deixando assim a pele mais à mostra.
Por ter mais radiação solar nesta estação, existem também mais riscos à pele. O excesso de raios UVA e UVB pode trazer diversos prejuízos, como alteração da hidratação e textura, aumento da oleosidade, manchas, vermelhidão, envelhecimento precoce e, claro, o temido câncer de pele.
Conforme estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), deverão ocorrer 700 mil novos casos de câncer por ano entre 2023 e 2025, no Brasil. Desses números, o câncer de pele concentra a maior parte dos casos, sendo as regiões Sul e Sudeste as de maior incidência, chegando a cerca de 70%.
Segundo a médica dermatologista da Clínica Salute, Carolina Figueiredo Duarte, os dados reforçam a importância da prevenção, mas os cuidados com a pele precisam acontecer o ano todo.
– Vale lembrar que a pele é o maior órgão do corpo humano e por isso devemos uma dedicação especial à ela – alerta.
Confira a seguir as dicas da dermatologista, com 7 cuidados essenciais para a pele durante a estação mais quente do ano.
1) Mantenha uma rotina de limpeza e hidratação
A hidratação precisa ser externa, mas também interna. Isso porque uma pele limpa e hidratada é fundamental para evitar queimaduras e insolações, então beba bastante água e se alimente de forma adequada. Não esqueça também de hidratar e proteger os lábios. Se for tomar banho de mar, tente passar água doce ao sair, evitando ficar por muito tempo com a água salgada na pele. Além disso, evite banhos com água quente, pois aumentam o ressecamento da pele.
2) Utilize protetor solar e roupas adequadas
O protetor solar é o melhor amigo do verão, sendo necessário até mesmo em dias nublados. Sempre que possível, utilize chapéu e guarda-sol em atividades ao ar livre para ampliar a proteção, além de roupas com proteção solar, principalmente em atividades aquáticas, já que evitam a reposição frequente do filtro solar. Os óculos de sol também são indispensáveis, pois protegem os olhos e as pálpebras dos raios solares.
3) Evite perfumes e maquiagens
O uso de perfumes e maquiagens durante a exposição solar é contraindicado, segundo a especialista. Os perfumes, já que muitos são feitos de óleos, plantas e frutas, podem causar reações indesejada em contato com o sol, ocasionando em hiperpigmentações da pele ou alergias. Já as maquiagens, como contorno, iluminador, sombra ou rímel, podem aumentar o ressecamento e proporcionar maiores chances de manchas no corpo.
4) Tenha atenção ao se depilar
Em caso de depilação com cera, a recomendação é que a exposição ao sol e ao mar só ocorra de 48 a 72 horas depois do procedimento, pois, com a epiderme exposta e mais sensível, podem ocorrer queimaduras e maiores chances de manchas. Já na depilação com gilete, a pausa pode ser de 6 a 8 horas. Ao realizá-la, hidrate bem a pele com cremes, pois é preciso repor a barreira lipídica.
5) Cuide bem dos cabelos e pés
Em relação aos cabelos, o indicado é a realizar tratamentos de hidratação e umectação e não prendê-los molhados, pois podem causar caspa e danos aos fios. Quanto aos pés, ao caminhar pelas praias, escolha bem o calçado que irá usar e mantenha essa parte do corpo limpa e com unhas curtas, pois existe o risco de contrair micose ou até mesmo os temidos bichos geográficos. A realização desses cuidados simples impedem que aconteçam também rachaduras e infecções locais.
6) Fique atento ao relógio
A exposição solar entre às 10h e 16h é bastante prejudicial, pois são os horários em que os índices de UVA/UVB estão mais altos. Por isso, o indicado ter um cuidado especial para evitar a exposição solar direta nesses horários.
7) Consulte um dermatologista regularmente
Além de todas essas dicas, é importante ter em mente que os cuidados com a pele precisam ocorrer o ano todo. Por isso, é fundamental consultar um dermatologista regularmente, que poderá lhe receitar tratamentos personalizados para seu tipo de pele, te auxiliando a dedicar mais atenção para o maior órgão do corpo humano.
A dermatologista atua na Clínica Salute, que possui pronto atendimento 24 horas, com agendamento rápido em mais de 20 especialidades e mais de mil opções de exames, atendendo também quem não tem plano de saúde.