A relação próxima entre seres humanos e seus animais de estimação já é conhecida, especialmente quando se trata de cães e gatos. E se, há muitos anos trás, os pets eram adotados com a finalidade principal de ajudar a proteger os lares, hoje eles são integrantes das famílias, recebem cuidados e circulam pela casa com seus tutores.
A prova de que os animais domésticos têm cada vez mais espaço nos lares é o número crescente de adoções. Em 2015, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já havia divulgado que, nas casas do país, havia mais pets do que crianças de até 12 anos. E, em 2019, dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) indicavam que cães e gatos estavam presentes em mais de 47 milhões de lares.
No entanto, um dos problemas que podem aparecer para quem tem pets são os parasitas externos. E quem já sofreu com uma infestação de pulgas sabe como esse transtorno pode ser difícil de ser resolvido. Para essa situação, a Jimo tem, em sua linha de produtos, a Jimo Ácaros e Pulgas Aerossol — produto da marca que elimina, ainda, ácaros e carrapatos.
Vale ressaltar que as pulgas podem causar dermatite nos animais de estimação, além da transmissão de algumas doenças. Por isso, evitar esses insetos é também cuidar e proteger os pets.
A importância da limpeza do ambiente
Muitas pessoas demoram a acabar com uma infestação de pulgas pois acreditam que, para resolver o problema, basta tratar o animal. Porém, apenas 5% dos insetos ficam nos cães e gatos, enquanto 95% dos parasitas permanecem espalhados pelo ambiente, explica o diretor técnico e químico responsável da JIMO, Leonardo Linck.
O especialista aponta que o ciclo de desenvolvimento da pulga é de cerca de 30 dias. Em geral, apenas 5% da população dos parasitas é de adultos. Os ovos representam 50% e os insetos em fase larval são 45%.
— O grande diferencial do Jimo Ácaros e Pulgas é que o produto utiliza dois princípios ativos: um para acabar com as pulgas adultas e um controlador de crescimento juvenil, que acaba com ovos e larvas. As substâncias possuem uma baixa toxicidade, o que garante a saúde da família — destaca Linck, acrescentando que a composição passou por testes que avaliaram sua eficácia.
Como livrar a casa das pulgas
Para acabar com as pulgas e os ovos, como explica o químico, a aplicação deve ser feita em todos os ambientes em que o animal transita, como a casa e a cama do pet, sofá, piso e tapetes, por exemplo. Ele também esclarece que o produto deve ser usado no ambiente, e não diretamente no cão ou gato. Para o animal, o tutor deverá procurar um tratamento veterinário.
Linck ensina ainda que, em casos onde há uma grande infestação dos parasitas, pode ser feita uma nova aplicação após 15 dias para garantir a limpeza do ambiente e o fim do ciclo de desenvolvimento da pulga.
Confira os detalhes sobre Jimo Ácaros e Pulgas e a maneira correta de aplicação, além de informações sobre outros produtos, no site da marca.