O Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RS) divulgou uma série de ações de apoio aos profissionais de enfermagem em meio à pandemia. Nos últimos dias, a fiscalização foi intensificada, registrando mais de 300 notificações de serviços de saúde, 31 ofícios encaminhados ao Ministério Público, 35 ao Ministério Público do Trabalho e 46 às secretarias estaduais e municipais de Saúde, todos por falta ou restrição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
O número de profissionais de enfermagem mortos pela Covid-19 no Brasil preocupa, uma vez que já ultrapassa o registrado nos Estados Unidos, país mais atingido pelo novo coronavírus, segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).
Desde o início da disseminação da pandemia no Rio Grande do Sul, são várias as denúncias que chegam na ouvidoria do Coren-RS, envolvendo, principalmente, a falta de EPIs, a defasagem de profissionais e o não afastamento de trabalhadores(as) que estão no grupo de risco.
Para combater esse cenário, o Coren-RS, em parceria com Cofen, realizou compras de máscaras N95 para distribuição aos profissionais. Além disso, elaborou cartilhas de recomendações e instruções para a categoria, disponibilizou um canal de ajuda emocional 24h e tem oferecido cursos de capacitação gratuitos.
O sistema Cofen/Corens também tem atuado junto à Justiça e aos governantes e legisladores na tentativa de garantir o aumento da insalubridade, do piso salarial, da aposentadoria especial e da carga horária de 30 horas.
Frente às adversidades do momento e às reivindicações mais antigas, o Coren-RS se posiciona em defesa dos enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares de enfermagem, prezando pela sua segurança e bem-estar individual e coletivo.
Plataformas de atendimento são ampliadas
Com as medidas de isolamento social, a sede e subseções do Conselho foram fechadas. Porém, houve um aumento em suas plataformas de atendimento, disponibilizando todos os serviços de forma online ou por telefone.
Além disso, o conselho anunciou algumas vantagens relacionadas aos atos de cobrança. Foi prorrogado o vencimento da anuidade para 31 de julho, mantendo o desconto de 10%. O prazo para o vencimento da carteira profissional foi ampliado para a mesma data. Além disso, cobranças administrativas e judiciais de débitos anteriores a 2020 foram suspensas por 120 dias.
Confira os principais canais de atendimento
Site: www.portalcoren-rs.gov.br
Ouvidoria: ouvidoria@portalcoren-rs.gov.br
Inscrição e reinscrição: corenprovisorio@portalcoren-rs.gov.br
Dúvidas técnicas e fiscalização: sac@portalcoren-rs.gov.br
Cobranças: cobranca@portalcoren-rs.gov.br