O dia 3 de maio foi escolhido como data para exercícios de fechamento das comportas do sistema de proteção contra cheias. A ação deve ocorrer anualmente e inclui a testagem dos portões do Muro da Mauá, os diques e as casas de bombas. A data remete ao início da enchente histórica de 2024.
O teste anual foi estabelecido a partir de um projeto de lei proposto pelo vereador Cláudio Janta (Solidariedade). O texto foi sancionado pelo prefeito Sebastião Melo e publicado no Diário Oficial do Município no dia 2 de janeiro.
Conforme o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Maurício Loss, esse fechamento de teste não era realizado há algum tempo. A reportagem de Zero Hora buscou posição junto ao Dmae, que informou que vai atender ao disposto na lei.
De acordo com o texto, o trabalho será fiscalizado por hidrólogos, bombeiros e autoridades dos três poderes. A lei estipula ainda que técnicos sejam treinados para realizar a atividade.
A ação será realizada apenas nas comportas 1, 2, 4, 6, 11, 12 e 14. Essas não serão completamente fechadas, de acordo com a prefeitura.
Em dezembro, o Dmae abriu dois processos para definir as empresas que vão reformar sete comportas do sistema. Uma licitação tem valor máximo de R$ 9 milhões e outra de R$ 3,5 milhões.
Qual a situação das comportas de Porto Alegre
- Comporta 1 (Usina do Gasômetro): permanece aberta e será renovada
- Comporta 2 (Cais Embarcadero): permanece aberta e será renovada
- Comporta 3 (Avenida Mauá x Padre Tomé): será fechada permanentemente
- Comporta 4 (Avenida Mauá x Sepúlveda): permanece aberta e será renovada
- Comporta 5 (Avenida Mauá): será fechada permanentemente
- Comporta 6 (Catamarã): permanece aberta e será renovada
- Comporta 7 (Avenida Mauá): será fechada permanentemente
- Comportas 8, 9 e 10 (Avenida Castelo Branco): serão fechadas permanentemente
- Comporta 11 (Avenida São Pedro): permanece aberta e será renovada
- Comporta 12 (Avenida Cairú): permanece aberta e será renovada
- Comporta 13 (Avenida Castelo Branco): será fechada permanentemente
- Comporta 14 (Avenida Castelo Branco x Voluntários da Pátria): um dos portões permanecerá fechado e o outro, que continuará sendo móvel, será renovado