Porto Alegre

Navegação
Notícia

Dragagem do canal de Itapuã atinge 50% de conclusão

Previsão da Portos RS é de que o trabalho que irá aumentar o calado da passagem entre o Guaíba e a Lagoa dos Patos esteja pronto no final de fevereiro; três navios encalharam no trecho no começo de novembro de 2024

Tiago Bitencourt

Enviar email

A dragagem do canal de Itapuã, entre Viamão e Barra do Ribeiro, na região metropolitana de Porto Alegre, atingiu 50% de conclusão, informou a Portos RS na manhã desta quarta-feira (29). Os trabalhos se iniciaram no dia 26 de novembro após três navios de carga ficarem encalhados em decorrência do acúmulo de sedimentos depois da enchente de maio.

Até o momento, já foram retirados 92 mil metros cúbicos de sedimentos. A previsão é de que a dragagem termine no final do mês de fevereiro.

A diretoria da Portos RS, empresa pública responsável por gerenciar e fiscalizar o sistema hidroportuário do Estado, ressalta que apesar de a dragagem não estar totalmente concluída, desde o início de novembro, quando três embarcações encalharam, nenhum outro navio encalhou e não há restrições na passagem.

O local, inclusive, conforme o órgão, já possui um ponto com mais de seis metros de profundidade.

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Vitrola

00:30 - 02:00