A Secretaria de Parcerias de Porto Alegre confirmou, nesta segunda-feira (9), que não recebeu propostas de interessados em adotar e revitalizar a Praça Garibaldi, no bairro Azenha. O edital de chamamento público havia sido divulgado em 21 de novembro e o prazo para o recebimento de propostas terminou às 18h.
Com a falta de interessados, o município já planeja estender o edital por mais 15 dias. O espaço fica entre a avenida Erico Verissimo, a avenida Venâncio Aires e a rua José do Patrocínio.
A ação da prefeitura ocorre após Zero Hora mostrar que o local tinha sinais de deterioração. Moradores da região também reclamaram da condição do espaço e da falta de segurança.
A secretária Ana Pellini aponta que o período de lançamento do edital pode ter contribuído para a falta de interessados. Ela ressalta que, no fim do ano, o empresariado fica menos disposto a contribuir e esse pode ter sido o fator principal para o não recebimento de propostas.
Praça no Centro Histórico
A Praça Otávio Rocha, no Centro Histórico, passa pelo mesmo processo. O edital de adoção de um café e do entorno do local foi reaberto após a empresa Infinita desistir da parceria por conta de vandalismo na região. A Secretaria de Parcerias aponta que cerca de R$ 400 mil foram investidos pela empresa.
— Não é uma situação ideal. Eu acredito que seja uma exceção, já que temos mais de 300 espaços adotados, e agora estamos passando por dificuldades em dois pontos específicos. Se não acharmos um interessado agora, vamos tentar novamente no próximo ano —, garante Ana Pellini.
Um novo processo foi prorrogado até 23 de dezembro, mas a prefeitura admite a possibilidade de não chegar a um acordo ainda neste ano. Caso nenhum dos editais receba propostas, os processos devem ser reabertos em março.
Produção: Gabriel Dias