Após seis meses inoperante em função dos impactos da enchente de maio, o Cais Embarcadero, em Porto Alegre, será reaberto ao público na próxima terça-feira (12).
Situado à margem do Guaíba, o local passou por reformas, com investimento de R$ 15 milhões, e contará com novas operações a partir da retomada. Além disso, os contratos com os empreendimentos que já funcionavam no Embarcadero antes da enchente serão ampliados por mais cinco anos.
Os novos empreendimentos que atenderão no local a partir de terça são:
- Temakeria Japesca, na Alameda Gourmet
- Tapas y Besos
- Kawa Bar
- Pizzaria Famiglia Facin
- Voa Park (específico para crianças)
O que foi feito
Os deques deixaram de ser de madeira e o material foi substituído por concreto armado. O gerador da subestação foi elevado 1,5m acima do piso para garantir que o equipamento não seja danificado em caso de nova cheia.
A pracinha tinha areia no solo e agora passa a ter piso de borracha, concreto e grama sintética. O espaço conta com as cores do Rio Grande do Sul. E uma bandeira gaúcha foi hasteada junto ao Guaíba e já tremula no lugar.
Foi criado um espaço chamado Pet Park com brinquedos para animais.
O Refresca Cais, um parquinho de água com luzes e chafarizes para as crianças brincarem, será entregue até o final do ano.
Foi aprovada junto à Marinha do Brasil a instalação de mais duas plataformas flutuantes no Parque Náutico até o final do ano, sendo que o espaço já conta com três.
Evento de retomada
No final da tarde desta sexta-feira (8), houve um evento de apresentação do Cais Embarcadero reformado para autoridades, parceiros e imprensa.
Entre os presentes estavam o governador do Estado, Eduardo Leite, e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, além de secretários municipais e estaduais, vereadores, deputados e autoridades.
A superintendente do Cais Embarcadero, Fabiana Marcon, estava emocionada com a reabertura.
— Acho que só quem entrou no Cais Embarcadero logo depois que a água baixou tem a dimensão do que significa estar aqui hoje. Nós literalmente não tínhamos chão. Onde a gente está aqui era rio. Começamos do zero — disse.
Às 16h05min, o governador começou a visitar os espaços externos reformados. No trajeto, encontrou a comitiva do prefeito em frente ao Press do Cais, estabelecimento com acesso ainda impedido por um tapume preto. O resto do percurso foi feito pelos dois juntos.
— Vamos voltar melhor do que antes — comentou Leite ao lado de Melo.
Prefeito e governador entraram no Eat Kitchen para beber água e conversar. Em seguida, saíram para participar do evento de apresentação do Cais Embarcadero. Em sua fala, Leite cumprimentou empreendedores e demais presentes.
— Aqui não é simplesmente a volta do Embarcadero que se tinha antes. É o Embarcadero melhor, mais qualificado e com novos atrativos — discursou o governador, que abraçou o prefeito.
Durante sua manifestação, Melo mencionou a reforma do prédio da Usina do Gasômetro e comentou sobre o trecho 1 da Orla.
— Antes de março, vamos entregar esse prédio aqui (Usina do Gasômetro), que é mais um equipamento de grande qualidade. São R$ 20 milhões de investimento ali. E vou parceirizar esse prédio. E a Orla 1 só não entrou ainda em obra porque não conseguimos acertar o requerido — relatou Melo.
Em agosto, o maior evento promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Sul (OAB-RS), a Cidade da Advocacia, foi realizado no Cais Embarcadero. Na ocasião, o espaço ainda passava por reformas.
Ampliação de contratos
Em entrevista à imprensa, Eduardo Leite explicou detalhes sobre a ampliação do contrato com os empreendimentos permissionários do local. O compromisso em vigência vai até 2026. Em função dos impactos da enchente, será ampliado para mais cinco anos.
— Isso ainda tem tramitações internas no governo do Estado, mas está bem encaminhado e a expectativa é que a gente tenha isso alinhavado nos próximos dias — confirmou.
Questionado por Zero Hora se essa prorrogação não impactará na assinatura de contrato de concessão do Cais Mauá com o consórcio Pulsa RS, que vai assumir os serviços na área, Leite explicou:
— Vamos administrar isso em relação ao concessionário que obteve os direitos no leilão. Naturalmente, isso pode ensejar algum tipo de equilíbrio e recomposição. Isso está sendo estudado juridicamente pelo governo do Estado.
O governador acrescentou:
— O que nós tínhamos clareza era que não dava para ficar esperando outra coisa, e isso aqui (o Embarcadero) ficar sem atividade. O Estado assumiu essa frente para puxar junto dos empreendedores as condições para que fizéssemos os investimentos e retornasse esse empreendimento que é muito importante para a Capital e o RS. Naturalmente, ele tem um impacto no outro contrato que tem o direto sobre essa área, e o Estado terá que fazer ajustes no outro contrato também.
Ainda não há uma data para que o contrato de concessão do Cais Mauá seja assinado.
Perguntado se o Muro da Mauá sairá do local, Leite assegurou que não:
— O muro só sai se houver algum outro sistema de proteção. Paralelamente, a prefeitura está fazendo todos projetos e estudos e já propõe soluções para que se garanta a integridade do sistema de proteção da cidade.
Operações no Cais Embarcadero
O Cais Embarcadero ocupa uma área de cerca de 20 mil metros quadrados e conta com 38 operações de gastronomia, esporte, lazer e entretenimento.
Bares e restaurantes Travessa Pôr do Sol:
- 20barra9
- Isoj Nikkei Sushi Bar
- Wills Bar
- Famiglia Facin
- Press do Cais
Bares e restaurantes Alameda Gourmet:
- Ô Xiss
- Just Cold
- Guadalupe
- Smashed Burger
- Kioske do Pirata
- Japesca Temakeria (novo)
- Deu Crepe
Bares e restaurantes do parque:
- Anexo/9
- Eat Kitchen
- Mamma Mia
- Fuga Bar
- DW
- Alegrow
- Cachorro Bravo
- Larapoc
- Água de Coco
- Gran Churros Gourmet
- Oca Pizza
- Açaí Hub
- Pizzaria Famiglia Facin (novo)
- Tapas y Besos (novo)
- Kawa Bar (novo)
Outras operações do parque:
- Lojas Pompeia
- Black Entertainment
- Empório Estância das Oliveiras
- Souvenir do Cais
- Chilli Beans
- Multiverso
- Arena Embarcadero
- Laghetto Sports Resort
- Golden Lake
- KTO
- Voa Park (novo)
Horário de funcionamento do Cais Embarcadero
- Segunda-feira: fechado
- Terça a sexta-feira: 11h às 22h30min
- Sábados, domingos e feriados: 10h às 22h30min