Uma das principais estruturas do sistema de proteção contra as cheias em Porto Alegre começou a ter a sua cota aumentada nesta terça-feira (26). O dique do Sarandi ficará até 1m50cm mais alto em até cinco meses. A estrutura sofreu três rompimentos durante a enchente de maio, causando o alagamento de parte do bairro na zona norte de Porto Alegre.
Os primeiros trabalhos iniciaram durante a manhã. Será colocada uma nova camada de argila sobre a atual estrutura. Ao todo, 22,5 mil m³ de material serão utilizados.
Com isso, o dique terá 5m50cm de altura, justamente a cota máxima atingida na cheia em maio. Atualmente, a medida varia entre 4m e 4m50cm.
Os trabalhos feitos pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) fazem parte das obras emergenciais que iniciaram em agosto. A previsão é que todos os reparos sejam concluídos até o mês de abril. Depois disso, o dique passará por mais obras, onde é prevista a elevação da contenção em até sete metros. Esta etapa ainda está em fase de estudos.
Outro dique que está em fase de reconstrução é o da Fiergs. As obras também iniciaram em agosto e devem ser concluídas até o mês de abril.
Os trabalhos fazem parte de uma série de obras de reconstrução no sistema de proteção da capital. O pacote inclui também reforma nas casas de bombas, além do fechamento de sete comportas e substituição de outras seis.