Uma empresa fundada em Taquari contribuirá para a recuperação de Valência, na Espanha, após a região onde está localizado o município ser gravemente atingida por uma enchente em outubro, assim como o Rio Grande do Sul já havia sido em maio. A experiência durante a tragédia climática no Estado, inclusive, foi fundamental para a Uniteg aperfeiçoar os seus serviços e então ofertá-los ao município espanhol.
Fundada em 2018, a Uniteg sempre foi uma empresa de tecnologia, mas que tinha seus serviços voltados principalmente para cursos relacionados à formação de motoristas. A partir da enchente de maio no Rio Grande do Sul, adaptou seus serviços para criar uma plataforma digitalizada de cadastramento da população, reunindo dados referentes a casas atingidas, situação do estrago, renda familiar, recebimento de doações, gestão de recursos e mapeamento de necessidades, entre outros, centralizando informações e tornando os esforços de recuperação mais eficientes.
Em uma reunião com a prefeitura de Taquari, a empresa disponibilizou o serviço gratuitamente ao município. Os gestores fizeram uso da plataforma durante a enchente, para catalogar dados dos atingidos e também para coordenar as ações de apoio à população e de restabelecimento da cidade.
— Quando começou a enchente no município, senti que precisávamos colaborar de qualquer jeito. Voluntários foram para abrigos, outros organizaram doações de comida e mantimentos, e eu pensei que a forma que mais poderíamos ajudar naquele momento era assim, adaptando e colocando nossa tecnologia à disposição do município — afirma Francieli Librelotto, CEO da Uniteg.
O que Francieli não esperava é que os serviços prestados ao município de Taquari também seriam úteis, meses depois, a uma cidade distante cerca de nove mil quilômetros, localizada em outro continente. No final de outubro, a região de Valência sofreu a pior enchente do século na Espanha, deixando pelo menos 216 mortos e muita destruição.
A CEO da empresa se preparava para ir ao Web Summit Lisboa, uma conferência internacional de tecnologia, que ocorreu entre 11 e 14 de novembro, quando soube da tragédia na Espanha. Já no evento, Francieli se encontrou com o diretor de Inovação da cidade de Valência, David Rosa, e apresentou a plataforma desenvolvida pela Uniteg, aperfeiçoada e batizada de Safe City.
Rosa se encantou pela plataforma, e disse que Valência não tinha até então nenhum serviço similar a esse. Após algumas reuniões, foi oficializada a parceria, e o município espanhol já está em fase de testes do software desenvolvido pela empresa gaúcha. Assim como em Taquari, a Uniteg acertou um contrato de cessão de licença do serviço de forma gratuita com os espanhóis.
— Infelizmente, tragédias como essas parecem estar ocorrendo com cada vez mais frequência, e podem atingir qualquer lugar. É preciso um esforço coletivo e global para combater os efeitos destes eventos — reforça Francieli.
Além da sede em Taquari, onde foi fundada, a Uniteg também mantém uma parceria com o Tecnopuc, em Porto Alegre. A empresa tem atualmente 24 colaboradores, além de diretores e um conselho de administração.
Após a experiência no gerenciamento de crises no Rio Grande do Sul, e agora na Espanha, a Uniteg projeta, cada vez mais, expandir a sua atuação. A empresa pretende adaptar a sua plataforma para satisfazer diferentes demandas, tanto de gestões públicas quanto da iniciativa privada, e também nomeou um representante em Barcelona para aprofundar a internacionalização de sua marca.