A prefeitura de Porto Alegre prevê para a segunda semana de outubro a conclusão da primeira etapa da construção do novo canil para o acolhimento de animais resgatados na enchente, que ficará junto à Unidade de Saúde Animal Victoria (USAv), na Lomba do Pinheiro, na Zona Leste.
Atualmente, 290 animais resgatados na enchente seguem na USAv e em mais três abrigos provisórios na capital: o AUbrigo da Luz, na Cidade Baixa, o Centro Vida, na Zona Norte e Abrigo do Gasômetro, na Zona Sul.
De acordo com o Gabinete da Causa Animal, neste primeiro momento, o prédio contará com 57 baias metálicas, além das condições necessárias para o bem-estar dos animais. Já para o fim de novembro, está prevista a conclusão total da obra, que terá capacidade para 300 cães.
A solução para o destino dos animais conta com o acompanhamento do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que fez uma série de recomendações à prefeitura depois de receber denúncias sobre as condições no abrigo Centro Vida em agosto.
Para adotar um cão ou gato, é necessário ser maior de idade e apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência em qualquer um dos abrigos. Além disso, o Gabinete da Causa Animal planeja seguir realizando feiras de adoção.
Confira os endereços de cada abrigo:
- Unidade de Saúde Animal Victoria (USAv): Estrada Berico José Bernardes, 3489 - Lomba do Pinheiro
- Centro Vida: Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 2132 - São Sebastião
- AUbrigo da Luz: Travessa do Carmo, 120 - Cidade Baixa
- Abrigo do Gasômetro: Beco Calábria, 964/51 - Restinga
*Produção: Fernanda Axelrud