Um gari morreu no final da manhã desta sexta-feira (27) durante o recolhimento de lixo na zona leste de Porto Alegre. Ele foi atropelado pelo caminhão que fazia a coleta domiciliar.
O acidente ocorreu na Rua das Macieiras, no bairro Lomba do Pinheiro.
Segundo testemunhas, o trabalhador se segurava em pé, na parte do trás do veículo, e se desequilibrou quando o caminhão passou em um buraco. O motorista, que transitava em marcha à ré, não teria visto o colega cair e o atingiu.
O local ficou isolado para o trabalho de perícia. O corpo foi recolhido no início desta tarde.
O gari foi identificado como Rafael Zeni Maurício Ferreira, de idade não divulgada. Em nota (leia a íntegra abaixo), o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), manifestou profundo pesar e disse que aguardará o resultado das informações periciais para apurar as responsabilidades.
A empresa terceirizada Porto Limp, que realizava o serviço, divulgou nota na qual lamenta o ocorrido e afirma que está "prestando todas as informações e esclarecimentos requeridos pelas autoridades públicas", além de oferecer "irrestrito e total apoio à família" da vítima (leia abaixo).
O que diz a empresa
"Em vista a fatalidade ocorrida no dia de hoje (27/09/2024), a empresa Porto Limp expressa profundo pesar. Lamentamos imensamente o ocorrido, uma vez que temos em nossa ideologia a segurança de nossos colaboradores. Diante dos fatos, estamos prestando todas as informações e esclarecimentos requeridos pelas autoridades públicas, demonstrando sempre nosso compromisso com a transparência e eficiência necessária ao esclarecimento dos fatos. Não obstante, também estamos prestando irrestrito e total o apoio à família de nosso colaborador, com o suporte nos trâmites fúnebres e todo cuidado para atenuar a dor neste momento."
Nota do DMLU
"A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), manifesta profundo pesar pelo falecimento do gari Rafael Zeni Maurício Ferreira, funcionário da Porto Limp, ocorrido nesta sexta-feira, 27. Rafael foi atropelado na rua das Macieiras, bairro Lomba do Pinheiro, durante a execução da Coleta Domiciliar porta a porta.
Foram destacados representantes da coordenação do serviço e da contratada para acompanhar a situação e dar todo o suporte à família e demais envolvidos. O Departamento aguardará o resultado das informações periciais para apurar as responsabilidades.
O DMLU lamenta e profundamente presta solidariedade à família da vítima, bem como aos demais funcionários da prestadora de serviços."