O estacionamento do Parque Eduardo Gomes, no bairro Fátima, em Canoas, está totalmente limpo, após mais de um mês do início dos trabalhos. O local era o maior depósito provisório de entulhos da enchente de maio.
Conforme a prefeitura, cerca de 51 mil toneladas de lixo que estavam no espaço foram encaminhadas para aterros em Gravataí, Estância Velha e Santo Antônio da Patrulha. O estacionamento também passou por revitalização e recebeu pintura. Foram gastos R$ 9,5 milhões entre aterro e transporte.
O parque ainda segue fechado para a população. Dentro dele, ainda há resíduos da enchente, depositado nas pistas de skate e de caminhada, e na parte dos campos de futebol. A previsão do município é de que os entulhos sejam retirados até segunda-feira (16). A área de lazer do Parque Eduardo Gomes, atingida pela cheia, precisa passar por revitalização. Com isso, ainda não há data para reabertura.
Com a limpeza do estacionamento, que dá acesso ao Parque do Gaúcho, onde tradicionalmente ocorre o Acampamento Farroupilha do município, o evento está mantido. Será realizado entre os dias 14 e 22 de setembro, com a presença de 69 entidades tradicionalistas.