A prefeitura de Porto Alegre deu início à construção de um canil para acolhimento dos cães resgatados e perdidos durante a enchente, na Capital e municípios da Região Metropolitana. A estrutura ficará junto à Unidade de Saúde Animal Victoria (USAv), na Lomba do Pinheiro, na Zona Leste.
A obra tem previsão de ser concluída em 30 dias e atende a uma das recomendações feitas pelo Ministério Público (MP) ao Município, após o órgão estabelecer, em 16 de agosto, prazo de 10 dias para que a prefeitura solucionasse problemas no abrigo de animais do Centro Vida, na Zona Norte da cidade.
O novo abrigo temporário terá capacidade para acolher até 300 cães e contará com piso lavável, além de estrutura de baias independentes.
A prefeitura de Porto Alegre garantiu que todas as readequações que foram solicitadas para o espaço de animais no Centro Vida foram feitas. O MP disse que seguirá monitorando as ações, assim como as condições do local. Posteriormente, o abrigo temporário de animais do bairro Rubem Berta deverá ser encerrado.
Atualmente, o Centro Vida acolhe 190 pets abandonados e perdidos durante a enchente. Todos são cachorros. Os 60 gatos que estavam no abrigo foram encaminhados para uma casa alugada pelo Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad), em Canoas, com estrutura para acolhimento de felinos. Parte também foi levada temporariamente por voluntários, até que um novo espaço seja adquirido.