A Praça Osvaldo Cruz, localizada entre as ruas Voluntários da Pátria, Comendador Manoel Pereira e Chaves Barcellos, no Centro Histórico, em Porto Alegre, viveu momento de celebração nesta sexta-feira (12). A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) promoveu evento pelo aniversário de dois anos de adoção do espaço, que foi atingido durante a enchente de maio, quando a água chegou a 1m60cm no local.
— Há dois anos, adotamos a praça que estava abandonada e a restauramos. Na enchente, ficou completamente alagada. A CDL, em parceria com o Sindilojas (Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre), ajudou os lojistas entregando mais de 22 mil itens em produtos de higiene e limpeza para que as lojas fossem restauradas — afirma o presidente da CDL, Irio Piva.
— Retomar e entregar essa praça para a comunidade tem um significado muito grande, tanto para nós, quanto para o Centro Histórico. Marca a retomada das atividades aqui depois de um momento muito difícil — acrescenta o dirigente.
Nesta sexta, estavam sendo distribuídos gratuitamente na praça produtos típicos do Estado, como frutas, quentão, amendoim, pacotes de erva-mate e de chá, além de bandeirinhas do Rio Grande do Sul. Também ocorriam apresentações culturais com a participação do cantor e compositor Felipe Prates e apresentações de dança.
A praça foi limpa, a vegetação foi substituída e ganhou duas placas com fotos das inundações de 1941 e de 2024. O memorial conta a história do espaço, que fica localizado em frente à sede da CDL.
O prefeito da Praça Osvaldo Cruz, Marcos Mengue, tem uma banca de frutas no local desde 1991. Antes, o negócio era administrado pelo pai dele. Durante o evento de aniversário, ele distribuiu bergamotas e morangos para a comunidade.
— Ficamos 35 dias com a banca fechada. Foi um momento muito triste, não só para mim, mas para todo o povo gaúcho. Este momento, vendo a alegria e a praça cheia de gente, nos traz esperança de um recomeço. O povo gaúcho é muito guerreiro — observa.
O Sindilojas também participou da ação de auxílio aos lojistas atingidos pela cheia de maio.
— Desde o primeiro dia da enchente, o Sindilojas realizou uma série de ações. Mas, especialmente aqui no Centro Histórico, em parceria com a CDL, buscamos comprar produtos de limpeza para ajudar os lojistas a limpar os estabelecimentos — menciona o presidente da entidade, Arcione Piva.
Durante o evento de aniversário da praça, a Faculdade do Comércio RS (FAC RS) ainda sorteou uma bolsa de estudos entre os presentes.
A revitalização da praça
A CDL adotou a Praça Osvaldo Cruz e também é responsável pela manutenção do espaço por cinco anos. Em 2022, houve a reposição das pedras portuguesas originais na área central e a recolocação de basalto. Decks de diferentes níveis e bancos foram construídos no entorno das árvores.
Além disso, foi feita jardinagem, instaladas lixeiras, postes com iluminação fotovoltaica e iluminação de led, entre outras melhorias. O busto do médico e sanitarista brasileiro Oswaldo Cruz, que já pertence ao espaço e dá nome ao local, passou por restauro.