Um dos pontos que ficou alagado por mais tempo em Porto Alegre em razão da enchente levará pelo menos 10 dias para ser liberado. O trecho da Rua Voluntários da Pátria, localizado abaixo da ponte móvel do Guaíba, está passando por um processo de drenagem e limpeza. A área ficou alagada por 75 dias.
Segundo o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) o trabalho está sendo feito ao mesmo tempo em que a água é drenada. Desde terça-feira (16), o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) utiliza bombas móveis para secar a via.
Garis fazem a limpeza da lama remanescente, com ajuda de um retroescavadeira. Apenas depois desse processo é que será possível liberar a rua para o trânsito. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirmou à reportagem que o processo neste momento compete a outros órgãos.
Zero Hora esteve no local na manhã desta terça-feira (17) e constatou uma grande quantidade de peixes nadando na área ainda submersa.
Este trabalho só está sendo possível pois a casa de bombas da Trensurb, que bombeia a água dos trilhos na altura da comporta de número 14, foi religada no final de semana. As bombas móveis estão servindo para aumentar a capacidade de escoamento, já que as redes de esgoto ainda estão comprometidas com lama, terra e entulhos.