A partir da próxima segunda-feira (15), os passageiros voltarão a ter o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, como base para embarque e desembarque. Os voos seguirão sendo operados na Base Aérea de Canoas e o translado ocorrerá por meio de ônibus contratados pela Fraport, da mesma forma como ocorre atualmente no Park Shopping, que deixará de ser utilizado na operação.
Como ainda há reformas no prédio, o embarque será realizado apenas pelas portas 5 e 6 do segundo piso. O processo de check-in e despacho de bagagem ocorrerá na área de embarque internacional. Os procedimentos de segurança, como raio-x e conferência de documentação, serão realizados também no mesmo local.
— O importante é que se mantenha a rotina que era adotada no shopping, chegando três horas antes do voo, lembrando que todo o trânsito sempre vai ocorrer aqui no aeroporto. Não tem como fazer nenhum atendimento de passageiro na área da base aérea de Canoas — reforçou o diretor de operações da Fraport, Fabricio Cardoso.
A Fraport afirma que realizou simulações em diversos horários e condições e estimou um tempo de 14 a 20 minutos para o deslocamento entre o terminal e a pista da base militar.
— Muito semelhante ao deslocamento que ocorre hoje do Park Shopping a Base Aérea de Canoas, apesar de ser um pouco mais distante, a gente trafega em rodovias, o que facilita o deslocamento, mantendo o mesmo tempo de trajeto — afirmou Cardoso.
O desembarque ocorrerá na área externa do primeiro piso, bem como a retirada de bagagens que ocorrerá ao lado do estacionamento.
Durante a operação, serviços de alimentação estarão disponíveis de forma parcial, com duas opções na praça de alimentação e outras duas na área de embarque.