A Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) da Trensurb, localizada entre os bairros São Geraldo e Navegantes, em Porto Alegre, deve retomar as operações na próxima semana. A informação foi confirmada pela empresa de trens, que disse estar contratando, em caráter emergencial, um gerador e o painel de comando para operação da casa de bombas, afetada pela enchente no mês de maio.
A expectativa, de acordo com a empresa de trens, é que a drenagem do trecho embaixo da antiga ponte do Guaíba seja retomada após as contratações. Segundo a Trensurb, a região em que os trilhos permanecem alagados, entre a Rua Voluntários da Pátria e a Avenida Sertório, tem sido drenada com o auxílio da Petrobras, mas há dificuldades por conta dos danos causados pela chuva.
A reportagem de Zero Hora esteve na região e não encontrou funcionários da empresa de petróleo, apenas da própria companhia dos trens. Na região, a água está com nível acima de um metro e meio de altura, segundo trabalhadores da segurança da Trensurb, que temem furtos a parte da estrutura metálica da casa de bombas. Eles alegam que a estação teve grande parte da fiação roubada.
Parte da Rua Voluntários da Pátria, em direção ao DC Shopping, ainda tem água impedindo o tráfego de carros e motos, mais de dois meses após a enchente. Apenas maquinário, caminhonetes e caminhões, que fazem a retirada de areia na região, conseguem se deslocar em ambos os sentidos.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) diz que sem o funcionamento da estação de bombeamento da empresa de trens, a capacidade de escoamento de água na região é reduzida, uma vez que o terreno está em nível semelhante ao lago Guaíba.
O Dmae e a Trensurb estão em tratativas para que a casa de bombas passe a ser gerida pela autarquia, após a recuperação da estrutura. A restauração da estação está sendo custeada pela empresa metroviária.