O projeto envolvendo experiência de imersão e visita a um antigo Boeing 737-200 da Varig não tem prazo para começar. Estacionado desde 8 de abril em um terreno público pertencente à prefeitura de Porto Alegre, ao lado do Estádio Beira-Rio e da Avenida Padre Cacique, o avião chama a atenção de quem passa pelo local. A aeronave será utilizada para atividades de entretenimento. A ideia era abrir as portas para o público em 1° de maio, mas a data precisou ser adiada em função da enchente no RS.
— O Avião Alegre (nome do projeto) vem para trazer alegria para as pessoas. Nós ainda estamos em estado de calamidade. Não temos previsão de inauguração — afirma o empresário Wolmar Pinheiro Neto, 41 anos, CEO da Pinheiro Neto Soluções Corporativas, responsável pela idealização da iniciativa.
Os organizadores do evento preparam futuras ações para a população atingida pela cheia, mas detalhes não foram antecipados. Pinheiro Neto menciona que muitos artistas que participariam da inauguração tiveram perdas durante a inundação, como Feliciano Falcão, conhecido como o "Homem do Gato", que possui circo no bairro Mathias Velho, em Canoas, na Região Metropolitana. Trata-se de uma das regiões mais destruídas pelas águas.
— Sobre programação específica, dias, datas e artistas não temos como antecipar. Pois não temos previsão de começar — compartilha o empresário.
O certo é que o projeto-piloto não será inaugurado em junho. Mas a possibilidade será avaliada para julho ou agosto, porém não existe nada de concreto nesse sentido. Morador de Canoas, o empreendedor decidiu durante a enchente abrir um ponto de coleta de donativos no avião. Também participou como voluntário das ações de resgate.
— Nós doamos mais de 50 toneladas de alimentos. Fora a parte de material de limpeza, higiene, roupas e colchões — estima.
Após o projeto começar, o funcionamento terá duração de 90 dias. As escolas públicas da Capital terão acesso gratuito ao avião, que deverá receber visitantes de terças-feiras aos domingos em horário ainda a ser ajustado conforme a estação do ano. Haverá bilheteria no local e possibilidade de compra antecipada por meio do aplicativo BaladAPP.
O projeto não corre risco de ser cancelado. O investimento com compra, transporte e aluguel do espaço já custou em torno de R$ 500 mil. Mais de cem pessoas participaram do traslado da aeronave do bairro São João até o Praia de Belas. E 40 funcionários serão necessários para auxiliar nas atividades no dia a dia após a inauguração. Existe a possibilidade de o Avião Alegre ser levado para outras cidades interessadas em receber a iniciativa.
— A ideia é depois levarmos para outras cidades como se fosse um circo — diz o empreendedor, citando que será preciso fazer um estudo de viabilidade nos locais para ver se as vias comportam um avião dessa envergadura.
Quem visitar o Avião Alegre terá ainda tenda com simulação de voo, lojinha, praça de alimentação, área kids e outras atrações do lado de fora. Além disso, deverão ser realizadas sessões de mágica, apresentações de DJs e de artistas circenses, e exibição de peças audiovisuais. As imersões terão uma duração de 30 minutos.
Saiba mais
O Boeing 737-200 foi adquirido pela Varig em 1974. Seu último voo ocorreu em 2003. Na sequência, integrou a escola de aviação de Porto Alegre até 2022, quando foi adquirido por Pinheiro Neto. A aeronave pesa 30 toneladas e oferece 76 assentos, mas originalmente tinha 88 poltronas. As dimensões possuem aproximadamente 30 metros de comprimento e outros 30m de envergadura, da ponta de uma asa até a extremidade da outra.