O Instituto de Pesquisa Hidráulicas (IPH) da UFRGS divulgou nesta quarta-feira (26) uma estimativa de que o nível do Guaíba pode ultrapassar novamente a cota de inundação neste final de semana.
De acordo com o hidrólogo Rodrigo Paiva, um dos responsáveis pelos boletins divulgados pelo IPH, a tendência é resultado do aumento nos níveis dos rios afluentes ao Guaíba, que apresentaram elevação após as chuvas do último fim de semana. Associado a isso, o vento sul contribui para novos represamentos.
— Dependemos da confirmação das previsões meteorológicas dos próximos dias, da quantidade de chuva e das oscilações causadas pelo efeito dos ventos — pondera o hidrólogo.
A cota de alerta — na medição da régua instalada na Usina do Gasômetro — é de 3m15cm. A cota de inundação, na mesma posição de análise, é de 3m60cm.
O nível do Guaíba voltou a subir nesta quarta em razão das chuvas dos últimos dias, associado ao represamento causado pelo vento sul. De acordo com Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul (SEMA), as marcações seguem acima da cota de alerta.
Desde o dia 3 de junho, o Guaíba não atingiu mais a cota de inundação. De lá para cá, chegou a cair para 2m48cm, no dia 14. A partir daí, voltou a subir e a apresentar estabilidade na casa dos 3m30cm. Na tarde desta quarta, entretanto, chegou a 3m38cm.
O que diz a previsão meteorológica para os próximos dias
De acordo com o boletim do IPH, as previsões indicam tempo chuvoso para os próximos 10 dias. O maior volume previsto é para a região Norte do Estado, podendo chegar a 100mm neste período. Também há previsão de vento forte na direção sul entre a próxima sexta-feira (28) e o sábado (29).