A Trensurb retoma, a partir de segunda-feira (1º de julho), o funcionamento da estação Canoas. A operação dos trens foi prejudicada pela enchente, com os trilhos sendo inundados em diversos pontos. Com esta reabertura na segunda serão 14 das 22 estações recebendo passageiros.
A partir de segunda também será ampliado o horário de circulação das composições, que será das 5h às 22h. Os intervalos entre as partidas seguirão sendo de 18 minutos.
Até domingo, o período de funcionamento do trensurb é das 6h às 21h, entre Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, e a estação Mathias Velho, em Canoas.
Para quem circula entre Canoas e Porto Alegre a baldeação do trem para o ônibus segue acontecendo na estação Mathias Velho. A passagem para os coletivos da Transcal custa R$ 6,85.
A Trensurb opera em esquema emergencial desde 30 de maio. Por enquanto, não há cobrança da tarifa no metrô. A empresa prevê a retomada da circulação entre Canoas e a estação Farrapos, já em Porto Alegre, em 150 dias (portanto, no fim de novembro). As estações São Pedro, Rodoviária e Mercado, na Capital, só devem ser reabertas em 2025.