Em entrevista à Rádio Gaúcha, o secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Assis Arrojo, afirma que a recomposição emergencial do dique localizado na Vila Nova Brasília, no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre, deve ser concluída até sexta-feira (31). O trabalho realizado nesta terça-feira (28) é de acesso aos dois pontos que estão com vazante, ou seja, onde existem buracos.
— Tem moradia dos dois lados do dique, então ele estava bem já fragilizado, mas estamos trabalhando em fazer um acesso para chegar nos dois pontos: na freeway, onde tem a casa de bombas nove, onde estão bombas da Sabesp, até chegar na estação de bombeamento 10, que fica junto a Vila Brasília. Estamos preparando o acesso hoje (terça-feira) para amanhã poder chegar nos dois pontos. O mais difícil é o acesso — explicou.
Ainda conforme Arrojo, o ponto próximo à estação de bombeamento de água 10 tem entre cinco e seis metros de comprimento e, o outro, junto à Vila Nova Brasília, 20 metros.
O secretário afirma que o dique do Sarandi e o da Fiergs, que também enfrentou problemas, têm cotas entre 4m30cm e 4m50cm, conforme o projeto executado. Ele reconhece, no entanto, que não foram suficientes para conter a enchente deste ano.
— Para demonstrar que os diques não suportaram a carga, que o nível foi maior, nós tivemos lá trabalhando três dias no dique da Fiergs para não deixar extravasar, mas quando a gente parou e deixou dois pontos vazantes, a água tinha passado por cima da Avenida Assis Brasil, ali no acesso à Cachoeirinha, e ela estava vindo pela Avenida Assis Brasil pelo viaduto da freeway. Mesmos que os diques estivessem contidos, em outros pontos frágeis a água extravasou — disse.