Entra em operação neste domingo (18), em Porto Alegre, a primeira bomba flutuante cedida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O equipamento será instalado próximo à Estação de Bombeamento de Água Pluvial (Ebap) número 9, no dique do Sarandi, ao lado da freeway, e ajudará a drenar a água no bairro. A instalação estava marcada para o sábado, mas foi adiada.
Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), equipes estão trabalhando para retomar as operações na estações de número 4.
Casas de bombas
Das 23 Estações de Bombeamento de Água Pluvial (Ebaps), responsáveis por expulsar a água de áreas alagadas, nove estavam em operação na sexta. A mais próxima de ser religada é a número 6, que está isolada no bairro Anchieta, com previsão de voltar a funcionar até este domingo (19).
Foram colocadas duas bombas de arrozeiros no local. Se ela for religada, também ajudará a escoar a inundação do região do aeroporto.
Ao mesmo tempo, na região do Humaitá, na Zona Norte, o Dmae trabalha para recuperar a casa de bombas 4, na Rua Voluntários da Pátria. A mais recente a ser religada na região foi a de número 5, que protege o Parque Humaitá e a Vila Farrapos.
— Religada a 5, a próxima será a 4 e seguiremos indo em direção ao centro. É difícil precisar um cronograma específico, com a ordem de cada uma, mas na medida que uma é religada, vamos avançando para outras gradativamente — explica Loss.