A prefeitura de Porto Alegre iniciou nesta quarta-feira (15) a limpeza das ruas nos bairros Cidade Baixa e Menino Deus. A iniciativa faz parte do plano, divulgado na terça (14), para limpar a cidade pós-enchente, em operação coordenada pela Secretaria de Serviços Urbanos (SMSUrb), juntamente com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU).
Os trabalhos, em uma primeira etapa, serão realizados nos 21 bairros (veja lista abaixo) mais atingidos pela cheia. De acordo com a prefeitura, cerca de 70 garis estão recolhendo os resíduos acumulados e fazendo a raspagem do lodo com ou auxílio de um caminhão compactador, uma retroescavadeira e um caminhão caçamba. Os serviços são realizados no Largo Zumbi dos Palmares, na Cidade Baixa; na José de Alencar, em frente ao Hospital Mãe de Deus; e nas vias perpendiculares à Avenida Getúlio Vargas, no bairro Menino Deus.
O mutirão de limpeza deve contar com 20 equipes, sendo realizado à medida que as águas baixarem. Cada grupo da operação será composto por um encarregado, 25 operários, duas retroescavadeiras, três pás carregadeira, seis caminhões truck com caçamba basculante, dois caminhões basculante, duas vassouras mecânicas, dois hidrojato e um caminhão-pipa, para limpeza e lavagem dos pavimentos.
A previsão da prefeitura é que sejam contratados 550 equipamentos, entre caminhões, carretas retroescavadeiras, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, entre outros, por meio de contratos emergenciais, previstos no decreto de calamidade do município.
— Estamos encaminhando as solicitações para contratação emergencial de equipamentos de terraplenagem. Várias empresas já nos procuraram — destaca Assis Arrojo, secretário do SMSUrb. — A ideia é começar o mais breve possível, assim que as águas baixarem e os equipamentos estiverem disponíveis.
As atividades de limpeza serão iniciadas pelas avenidas de maior circulação, liberando um melhor fluxo do trânsito. Entre os serviços que serão realizados estão a raspagem e remoção de terra e lodo; lavagem das vias; recolhimento dos resíduos e de entulhos descartados, como bens móveis inutilizados pela enchente.
Central de trituração de resíduos
Também foi anunciado que será implantada uma central de grande porte para trituração dos resíduos volumosos na Estação de Transbordo do DMLU, no bairro Lomba do Pinheiro. Conforme a nota, os resíduos depositados nas quatro unidades de recebimento provisórias serão enviados para o Aterro de Inertes. Ainda, está sendo estudada a possibilidade de haver uma unidade de recebimento provisório de resíduos na Ilha Grande dos Marinheiros ou na Ilha do Pavão.
Ainda, a prefeitura divulgou nas redes sociais que, além da própria estrutura e equipes, serão necessários equipamentos e ajuda voluntária, além de empresas a serem contratadas. Para ajuda voluntária, o contato se dá pelo e-mail ajuda.limpeza@portoalegre.rs.gov.br. Para empresas interessadas em serem contratadas, é o contrata.limpeza@portoalegre.rs.gov.br.
Bairros atendidos pela operação
- Anchieta
- Belém Novo
- Centro Histórico
- Cidade Baixa
- Floresta
- Guarujá
- Humaitá
- Ilhas (Ilha da Pintada, Ilha Grande dos Marinheiros, Ilha das Flores e a Ilha do Pavão)
- Ipanema
- Jardim São Pedro
- Lami
- Navegantes
- Menino Deus
- Ponta Grossa
- Praia de Belas
- Santa Maria Goretti
- Sarandi
- São Geraldo
- São João
- Vila dos Sargentos
- Vila Farrapos