O Hospital de Pronto Socorro de Canoas deverá passar por uma vistoria técnica na primeira semana do mês de junho. Engenheiros da prefeitura, do hospital Albert Einstein e do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS), que administra o local, irão verificar a estrutura do prédio. O HPS de Canoas precisou ser evacuado no dia 4 de maio por causa da enchente e desde então segue fechado.
De acordo com o Secretário de Saúde de Canoas, Mauro Sparta, avaliações preliminares não apontaram dano estrutural no hospital. Agora os engenheiros devem realizar uma vistoria mais detalhada. Após isso, será estudada uma maneira para religar as redes de energia elétrica, água e gás.
— Ainda não temos nenhuma previsão para reabertura do hospital. Toda a região do bairro Mathias Velho está devastada. Um cenário de destruição — complementa o secretário.
O HPS de Canoas fica no bairro Mathias Velho que ainda tem ruas inundadas. Nesta quarta-feira (29), foi possível acessar de carro a região. Na frente do hospital, há uma grande quantidade de lixo, inclusive materiais hospitalares. A entrada do setor de emergência está bloqueada por macas e cadeiras empilhadas.
Através das janelas quebradas é possível visualizar a parte interna da instituição de saúde. A força da água destruiu portas, armários e mesas. Também há muita lama no chão e nas paredes.
Ao menos dez alas da instituição foram atingidas pela água. Cerca de 50% dos funcionários do hospital foram afetados pela enchente. Ainda conforme o Secretário, os colaboradores que não foram afetados estão atuando junto ao Hospital Nossa Senhora das Graças. No local, foi instalada mais uma unidade de terapia intensiva (UTI).