A forte chuva na manhã desta sexta-feira (10) trouxe pânico a alguns moradores que, por opção, seguiam ilhados em suas casas na zona norte de Porto Alegre. O tempo ruim convenceu esses residentes a deixar a região, atingida pelas cheias que assolam a Capital desde a última semana. Com o auxílio do Corpo de Bombeiros e de voluntários, as novas operações de resgate foram bem-sucedidas, salvando inclusive mais idosos e animais.
Na Avenida Cairú, boa parte dela muito alagada, foi possível observar muitos moradores deixando seus lares nesta manhã. Debaixo de chuva intensa, além dos animais resgatados, a reportagem de GZH registrou o socorro de crianças, mulheres e pessoas de mais idade, em condições precárias de saúde.
— A chuva fez com que as pessoas fossem convencidas de que era importante sair. Muitas pessoas mudaram de ideia hoje — disse Juliano, um dos voluntários que ajuda nas buscas de moradores ilhados.
As pessoas socorridas foram atendidas por médicos e voluntários da área da saúde, enquanto os animais receberam apoio veterinário. Após este primeiro atendimento, os resgatados foram encaminhados para abrigos.
— É importante doar tênis e calças de moletom para essas pessoas. Muitas perderam tudo — relatou o voluntário Vinícius, que também participou da operação.
Existe ainda a necessidade de pomadas para assaduras.