A passarela da rodoviária de Porto Alegre que atravessa a Rua da Conceição foi derrubada na manhã desta sexta-feira (10). A demolição possibilitará o ingresso de caminhões e veículos de grande porte que trazem ajuda humanitária à Capital pela Avenida Castelo Branco.
No trecho, foi construída uma travessia de pedras a partir da elevada que conduz ao Túnel da Conceição. A obra ocorre porque todas as vias do entorno da rodoviária estão alagadas desde a enchente que atingiu parte da Capital.
A construção da via tem como objetivo desafogar o tráfego na RS-118, que se tornou o principal acesso à Região Metropolitana em razão de bloqueios em outras rodovias causados pela chuva. Contudo, o trânsito no local será exclusivo para caminhões que trazem mantimentos à Capital e veículos de emergência, formando um corredor.
Segundo o secretário de Obras e Serviços Urbanos de Porto Alegre, André Flores, a expectativa da prefeitura é de concluir o corredor até o fim desta sexta-feira. Ele diz que já foram utilizados pelo menos 5 mil metros cúbicos de pedras na obra.
Flores explica que a demolição da passarela não ocorreu na quinta à noite devido à falta de visibilidade e dificuldade de acesso à estrutura, que estava em um ponto completamente alagado.
Limite de altura
A passarela derrubada tinha uma altura com variação de 4,40m a 4,70m, dependendo do trecho. O limite de altura para passagem de veículos no local era de 4,30m, o mesmo que o do túnel.
No entanto, com as camadas de pedras depositadas, houve uma elevação no nível da rua, reduzindo o espaço para a passagem dos veículos sob a estrutura, o que exigiu a sua demolição. O secretário diz que agora será estabelecido um limite de 4,20m de altura para os caminhões que farão a travessia pelo corredor.
— Vamos instalar como se fossem duas goleiras, uma no posto da PRF e outra na Osvaldo Aranha, para que os caminhões passem por baixo. Isso porque, principalmente quem vem da Castelo Branco, não tem como dar ré ou manobrar um caminhão — diz.
Flores afirma que, quando a água baixar, será construída outra passarela no local, mas que, para isso, serão feitos estudos.
A derrubada
Por volta de 8h desta sexta teve início a perfuração na parte central da passarela com um pica-pau, equipamento hidráulico usado para perfurar concreto. Cerca de uma hora depois, a passarela sucumbiu nas laterais em direção ao centro.
Depois, uma retroescavadeira retirou os restos de concreto que se partiram no chão. Na etapa seguinte, novas perfurações ocorrerão nas laterais, próximo de dois pilares de sustentação da travessia, concluindo, assim, a etapa de demolição.
O que ainda falta
Além da derrubada da passarela, ainda faltava, na manhã desta sexta, a aplicação de uma camada de asfalto fresado sobre a superfície pra dar condições de trânsito, evitando a poeira e prevenindo danos aos pneus dos veículos.
Às 10h começou a chover, mas as equipes seguiram trabalhando. Segundo o secretário, a chuva não deve impedir a conclusão da obra.
Itinerário
Quando o tráfego for liberado no local, os motoristas de caminhões, ambulâncias e veículos das forças de segurança chegarão a Porto Alegre pela BR-290. O acesso à Capital deve ocorrer pela Avenida Castelo Branco.
Após passar pela nova travessia, os condutores devem subir o viaduto da Conceição até o Túnel, saindo pela Rua Sarmento Leite em direção à Avenida Osvaldo Aranha, de onde devem se encaminhar aos seus destinos, como abrigos e hospitais.
Já para os motoristas que forem sair de Porto Alegre, a orientação é que acessem a Osvaldo Aranha pelo corredor de ônibus, porém, na contramão, seguindo o mesmo itinerário em direção ao túnel.
Segundo o secretário André Flores, serão definidas escalas de revezamento nos sentidos da via, de acordo com a demanda, pois a entrada e a saída da Capital ocorrerão pelo mesmo caminho.
A região por onde os veículos devem passar já conta com pontos de bloqueios de agentes da EPTC e sinalização com faixas e cavaletes para orientar os motoristas.
Como os veículos vão sair da Capital
Quem for sair da Capital deverá fazer o caminho inverso, começando pelo corredor de ônibus da Osvaldo na contramão e seguindo em direção ao Túnel da Conceição.