O Corpo de Bombeiros de Porto Alegre foi acionado, na tarde deste sábado (20), para atendimento a uma ocorrência de vazamento de gás de cozinha em um prédio residencial na Avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico da Capital. O alerta partiu de moradores, que perceberam a presença do odor de combustível.
A emergência aconteceu por volta das 16h e provocou a remoção dos condôminos para avaliação dos riscos no local. De acordo com o oficial de serviço da corporação, houve falha na válvula de um botijão, ocasionando a propagação de gás de forma acelerada, o que produziu o efeito percebido pelos residentes do condomínio.
Após identificar a fonte do escapamento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), em uma unidade no 13º andar da edificação, os bombeiros neutralizam o vazamento e eliminaram o risco. A ocorrência chamou a atenção de moradores de prédios vizinhos e de quem passava pela rua. O Samu também foi acionado. Não houve feridos.
Explosão em condomínio na Zona Norte
Em janeiro, fato semelhante teve desfecho trágico, na zona norte de Porto Alegre. O acidente aconteceu em um conjunto residencial com 440 apartamentos na Rua Inocêncio de Oliveira Alves, no bairro Rubem Berta, e deixou um morador morto e oito pessoas feridas, incluindo bombeiros que haviam sido chamados para o combate ao incêndio que decorreu do vazamento.
A explosão aconteceu no apartamento 303 da torre 10, onde residia Tiago Lemos, de 38 anos, que morreu quatro dias depois, com queimaduras em 90% do corpo e falência múltipla de órgãos. Laudo do Instituto-Geral de Perícias (IGP) concluiu que a fonte do vazamento foi uma boca do fogão, no apartamento, esquecida aberta. A explosão e o incêndio teriam resultado do acionamento de um interruptor de eletricidade.