Mesmo com interdição parcial, o Conselho Tutelar da Microrregião 4, no bairro Partenon, na Zona Leste de Porto Alegre, retomou as operações na manhã desta quarta-feira (27), após o cumprimento de garantias dadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) ao Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP).
Entre as medidas estabelecidas, estavam tornar os espaços acessíveis para os expedientes dos conselheiros tutelares e instalar computadores e equipamentos, como impressoras, que permitam um atendimento eficaz.
Segundo o Conselho Tutelar, os banheiros da sede, localizada na rua Manoel Vitórino, foram reparados e pontos estratégicos da sede remanejados.
A medida é provisória e os conselheiros tutelares seguirão no local por 60 dias. Apesar de, por enquanto, permanecerem na sede, que foi interditada no dia 13 de março pela Defesa Civil municipal pelo risco de desabamento, o Conselho da Microrregião irá para um espaço que será alugado e estruturado pela prefeitura durante o período de dois meses.
A SMDS informou que dois espaços nas ruas Evaristo da Veiga e Guilherme Alves, na mesma região, são avaliados pela prefeitura.
O laudo de interdição parcial foi feito por um engenheiro contratado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. De acordo com o documento, há problemas em pelo menos duas salas, que são pontos de atendimento dos conselheiros aos moradores da região.
Até terça-feira (26), os integrantes do Conselho Tutelar da Microrregião 4 estavam atendendo na sede da secretaria, na Avenida João Pessoa, no bairro Cidade Baixa.