Ciclistas já ocupavam, na tarde desta quinta-feira (4), o trecho da ciclovia da Avenida Ipiranga que será reaberto oficialmente na sexta (5). Os gradis que impediam a circulação já foram retirados e não há mais barreiras físicas impedindo o trânsito de bicicletas nos dois quilômetros entre as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e João Pessoa.
O anúncio da liberação do trecho foi feito pela prefeitura na quarta-feira. A decisão foi tomada após inspeção realizada pelo prefeito Sebastião Melo, na companhia de técnicos municipais.
Durante a visita ao local, Melo afirmou que o monitoramento do trecho liberado será diário, e que o funcionamento dependerá de protocolo operacional — que será acionado com base nas condições climáticas. Em situações de emergência, o espaço pode voltar a ser temporariamente fechado.
Na manhã desta quinta, funcionários trabalhavam na remoção das estruturas que indicavam a interdição. Pequenos reparos no pavimento e o corte da grama nos arredores da ciclovia também foram realizados.
Apesar de o trecho estar, na prática, liberado, a orientação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é de que a ciclovia ainda seja evitada ao longo do dia. Uma ação educativa do órgão está prevista para começar às 9h desta sexta, no cruzamento das avenidas Ipiranga e Praia de Belas.
A ideia é oferecer orientações aos ciclistas sobre cuidados ao usar a bicicleta e em relação às diretrizes de utilização da ciclovia da Ipiranga.
Há apenas uma mudança em relação ao traçado original. No cruzamento das avenidas Ipiranga e Erico Veríssimo, permanece a interdição de um trecho de cerca de 10 metros. O contorno está sinalizado com placas e pinturas na calçada.
No trecho de cerca de sete quilômetros em que a interdição permanece, a orientação para os ciclistas é utilizar o passeio compartilhado com pedestres. Em caráter emergencial, as bicicletas podem trafegar pelas ruas adjacentes, como Princesa Isabel, São Manoel e Felipe de Oliveira, no bordo da via.