A queda de uma árvore na zona sul de Porto Alegre, na noite de terça-feira (16), deixou dois moradores presos em casa por mais de 20 horas. O acesso foi liberado apenas após a remoção de parte dos galhos pelo Corpo de Bombeiros. O caso aconteceu na Avenida Arnaldo Bohrer, no bairro Teresópolis.
A árvore tombou durante o temporal que atingiu a Capital, bloqueando a entrada da residência onde estavam o engenheiro químico Eduardo Menezes Castilhos, 62 anos, e a cunhada, que, segundo ele, não consegue subir e descer escadas e utiliza apenas a rampa de acesso de carro para entrar e sair da casa. Castilhos conta que ouviu um barulho, mas só conferiu o estrago mais tarde, quando a chuva acalmou:
— Por volta de 1h, saí com uma lanterna para fazer uma ronda e me apavorei quando cheguei na entrada do carro. Era um mato fechado. A copa da árvore caiu ali.
Sem energia elétrica, sem sinal telefônico nem de internet e sem acesso à saída para a rua, Castilhos não conseguiu chamar ajuda. Somente nesta quarta-feira (17), conseguiu contato com uma irmã que estava na praia. Ao retornar a Porto Alegre, ela acionou pessoalmente o Corpo de Bombeiros.
Uma equipe do Pelotão Teresópolis chegou ao local no fim da tarde. Às 19h30min, os bombeiros ainda atuavam na remoção dos galhos. O foco do trabalho de limpeza foi a liberação da rampa da garagem.
— Estamos fazendo um serviço paliativo. Em uma necessidade de urgência, da minha cunhada precisar sair de casa, ter condições — conta Castilhos.
A árvore, um cinamomo de cerca de 80 anos, gerava preocupação aos moradores havia ao menos cinco anos, pelo risco de queda. De acordo com Castilhos, ocorrências já haviam sido abertas na prefeitura para encontrar uma solução.