A prefeitura de Porto Alegre iniciou, na manhã desta quinta-feira (11), a reforma do Terminal Triângulo, na Avenida Assis Brasil, na Zona Norte. As melhorias abrangem áreas internas, piso, iluminação e banheiro. Também será feita uma sinalização horizontal para acessibilidade dos pedestres.
O investimento previsto para a obra é de R$ 400 mil. De acordo com o secretário de mobilidade urbana da Capital, Adão de Castro Júnior, a conclusão está programada para 90 dias.
— A obra está sendo feita em duas etapas. A primeira é principalmente na infraestrutura, banheiro, salas. Depois a gente vai para o terminal em si: pintar, lavar, trocar piso. Também vamos avaliar se é necessário fazer alguma outra mudança mais estrutural.
O secretário também destacou que está em andamento o estudo para a implementação de uma travessia em nível no local.
— Aquele uso dos túneis que, às vezes são perigosos ou podem na verdade trazer algum tipo de possibilidade de assalto. Então a gente também vai avaliar se há possibilidade de fazer a travessia em nível nesse ponto — afirma Adão de Castro Júnior.
Com um fluxo diário de 145 mil passageiros e atendendo 44 linhas urbanas, o Terminal Triângulo possui uma área total de aproximadamente 15 mil metros quadrados. O local também atende usuários de Gravataí, Cachoeirinha e Alvorada.
Entre os passageiros que circulavam na manhã desta quinta-feira está Iolanda Leal, de 44 anos. Ela está usando o terminal nesse último mês para fazer um estágio na Avenida Assis Brasil.
— O que mais incomoda é a questão da limpeza e segurança. De manhã me sinto segura, mas de tarde quando não tem tanta iluminação eu acho mais perigoso.
Já a aposentada Julia Maria, 78 anos, moradora do bairro Rubem Berta, não identificou problemas significativos no local, ressaltando que, para ela, a estrutura atual atende às necessidades.
— Não tem o que reclamar, né? Melhor do que isso, para mim eu acho que não tem necessidade, mas para outras pessoas tem.
A prefeitura informou que os terminais Rui Barbosa e Mendes Ribeiro também estão passando por reformas. Outros terminais já reformados incluem Azenha (Princesa Isabel), Parobé, Antônio de Carvalho, Nilo Peçanha (Jayme Caetano Braun), Nilo Wulff (Restinga) e Terminal Tobagô. Além disso, o terminal Utzig está previsto para receber melhorias no futuro.