O Instituto-Geral de Perícias (IGP) trabalha para identificar o que teria ocasionado a explosão da madrugada desta quinta-feira (4) no condomínio Alto São Francisco, localizado no bairro Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre.
O Corpo de Bombeiros afirmou que a torre 10, onde ocorreu o problema, corre o risco de desabamento. Na tarde desta quinta-feira, o chefe da Divisão de Engenharia do Departamento de Criminalística do IGP, Valmor Gomes, ressaltou que a estrutura do prédio está "muito abalada" em função da explosão.
— Temos praticamente definido que de fato foi uma explosão devido a um vazamento de gás. Estamos coletando informações e vestígios para chegarmos na causa do vazamento — explicou o chefe do setor em entrevista ao programa Gaúcha + da Rádio Gaúcha.
Procurada, a construtora Tenda, responsável pela obra, garantiu que o local onde houve a explosão foi inspecionado e recebia a manutenção, que era de responsabilidade da própria empresa.
Segundo as análises preliminares, o IGP descarta vazamento na tubulação vertical de gás. Neste caso, não iria para dentro do prédio pelo fato de essa tubulação ser externa. O que está sendo analisado pelos peritos é um ponto de conexão que dá acesso para a cozinha do apartamento onde houve a explosão.
— O mais importante é que ocorreu o vazamento de gás. Sem o gás, não ocorreria a explosão — observa Gomes.
Durante a perícia, são analisadas situações como o local, a onda de choque, como se deram as deformações, as tubulações do gás e o equipamento que estava sendo utilizado. O material é levado junto às fotografias coletadas para os técnicos verificarem de forma mais detalhada os fatos.
Questionado sobre a conclusão do laudo, ele disse que não tem como definir uma data em razão de o trabalho se basear em informações técnicas e científicas que precisam ser coletadas e investigadas.
— Neste momento, não temos como mensurar o tempo do trabalho. À medida que nós analisarmos os vestígios, conseguiremos dar conta da extensão total dos fatos para fazer a construção da melhor forma possível — conclui.