Construtora do prédio que corre o risco de desabar após explosão em Porto Alegre, a Tenda é de Minas Gerais e é a segunda maior empresa quando se trata de empreendimentos do Minha Casa Minha Vida, programa de habitação popular do governo federal. A posição no ranking se reflete no mercado gaúcho, diz o setor. Acima dela, somente a também mineira MRV, que é a maior construtora do país no ranking geral do setor. A coluna solicitou os dados exatos à Caixa Econômica Federal, mas ainda não os recebeu.
A Tenda foi fundada em 1969 em Belo Horizonte. No seu material de divulgação, informa já ter vendido mais de 150 mil habitações. Recentemente, desacelerou mais os lançamentos do que a concorrente MRV, observa o setor gaúcho. Além do Rio Grande do Sul, a empresa tem projetos em mais oito Estados.
Chamado de Alto São Francisco, o condomínio do edifício residencial onde ocorreu explosão no bairro Rubem Berta é novo, ficou pronto em 2023. O habite-se saiu na metade do ano passado. Ele fica em um terreno de 18 mil metros quadrados, tem 22 torres e 440 apartamentos de 41 metros quadrados. O motivo da explosão seria um vazamento de gás, o que ainda é investigado. Oito pessoas ficaram feriadas e o condomínio, que tem 200 moradores, foi evacuado.
A Tenda não está dando entrevistas. Em nota enviada à reportagem de GZH, disse que não tem ainda como apontar as causas da explosão e aguarda inspeção por um perito para ter mais informações. Acrescentou que a manutenção de sua responsabilidade não havia detectado problemas anteriores.
Presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), Claudio Teitelbaum comentou à coluna que sistema de gás, seja natural ou não, sempre é algo muito sensível. É preciso monitorar instalação, reforma, manutenção e reposição do combustível. As obras sempre têm engenheiros responsáveis e, segundo ele, é de praxe as construtoras chamarem as empresas de gás para verificarem os sistemas depois de prontos.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna