A prefeitura de Porto Alegre ficará sob responsabilidade do presidente da Câmara de Porto Alegre, Mauro Pinheiro (PL), entre esta terça-feira (9) e domingo (14). Pinheiro ficará no cargo a partir do afastamento simultâneo do prefeito Sebastião Melo e do vice-prefeito Ricardo Gomes.
Melo sairá de férias no fim da tarde desta terça-feira (9). Como o vice-prefeito está em agenda nos Estados Unidos, o cargo precisa ser transmitido ao presidente da Câmara.
A ausência simultânea de Melo e Gomes é intencional e representa um agrado político ao presidente da Câmara, permitindo que Pinheiro comande a prefeitura por um breve período. A prática tem se repetido nos últimos anos, como um gesto de aproximação entre Executivo e Legislativo.
Conforme a assessoria da prefeitura, o vice-prefeito tem previsão de retornar de viagem no sábado (13), mas não assumirá imediatamente o posto para permitir que Pinheiro fique até o fim do dia 14 no cargo. Gomes, ainda conforme a assessoria da prefeitura, está em Indiana, nos Estados Unidos, a convite da ONG Partners of the Americas.