Ao menos 80 protestos por conta da falta de luz já foram registrados em Porto Alegre desde a tempestade da última terça-feira (16). Os dados são do Comando de Policiamento da Capital da Brigada Militar.
Todos os atos cobram uma resposta da CEEE Equatorial para retomar a energia. Até as 13h deste sábado (20), pelo menos seis protestos já haviam sido realizados.
Um dos mais recentes ocorreu no início da tarde na Rua Coronel Aparício Borges, no bairro Glória, Zona Sul, na esquina com a Rua Santa Clara. Cerca de 30 manifestantes bloquearam uma faixa em cada um dos sentidos, causando lentidão. Também havia interrupções na Rua Paulino Azurenha, na Zona Leste, e na Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, na Zona Norte.
Em alguns casos, os manifestantes bloqueiam vias com arbustos e negociam a liberação parcial junto aos brigadianos.
Mais cedo, moradores do bairro Costa e Silva enfrentaram a chuva e interditaram a travessa Gomes de Carvalho. No local, parte de um poste com um transformador caiu, causando falta de energia há mais de 80 horas.
— Além da falta de luz, esse poste caído é muito perigoso, pois pode causar algum acidente, principalmente entre as crianças que passam pela rua — destaca um dos manifestantes, Paulo Schuster.
Também houve protestos nas ruas Aurora do Amaral Lisboa e Bento Manoel Ribeiro e na Avenida Gomes de Carvalho, todas no bairro Passo das Pedras.
Apenas na última sexta-feira (19), 18 manifestações foram constatadas pela Brigada Militar na cidade.