Ainda não há previsão para retomada da operação do aeromóvel de Porto Alegre. O serviço está interrompido desde a última quinta-feira (11) devido a um problema em um componente do sistema de abastecimento de energia da linha.
O aeromóvel conecta a Estação Aeroporto do metrô com o Aeroporto Internacional Salgado Filho. Em média, 2 mil pessoas utilizam o serviço a cada dia.
Conforme a Trensurb, que opera o aeromóvel, a empresa trabalha em duas frentes para resolver o problema: no conserto do equipamento avariado e na compra de um novo componente. Por enquanto, a alternativa para o deslocamento dos usuários é fazer o caminho a pé, pela passarela que permite a travessia da estação até a outra margem da Avenida Zaida Jarros, em direção ao aeroporto. Com o sistema em operação, o trajeto de 814 metros costuma ser concluído em dois minutos e trinta segundos.
Não é a primeira vez que o aeromóvel fica fora de operação por problemas técnicos. Em 2021, o sistema chegou a ficar sem operar por 50 dias, entre 1º de setembro a 20 de outubro. À época, o problema foi em componentes dos grupos motopropulsores.