Os proprietários de imóveis de Porto Alegre poderão pagar o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2024 com o desconto máximo de 11% a partir de 2 de janeiro. O pagamento com o benefício ficará disponível até 8 de fevereiro.
Quem pagar dentro deste intervalo poderá somar até três benefícios que se acumulam para o desconto máximo:
- 5% para todos que anteciparem
- 3% para quem não possui débitos anteriores de IPTU
- 3% para quem pediu a inclusão do CPF em ao menos 24 notas fiscais de serviços ao longo do ano
A emissão da guia do IPTU de Porto Alegre será digital. Os contribuintes podem acessar, a partir de 2 de janeiro, o documento pelo site da prefeitura e nos demais canais de atendimento digital — aplicativo e WhatsApp.
Quem precisar de auxílio para emissão da guia de IPTU, pode buscar o documento em mais de 20 pontos físicos — nas subprefeituras e nos guichês do Tudo Fácil. O parcelamento parcelado começará em 8 de março.
Reajuste
Não haverá aumento no tributo, apenas o reajuste previsto em lei, que segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que ficou em 4,82%.
— Continuamos nosso compromisso de não aumentar tributos, por isso o reajuste será apenas o previsto pela legislação. Mesmo assim, os descontos oferecidos são bem superiores ao IPCA — explicou o secretário da Fazenda de Porto Alegre, Rodrigo Fantinel, em entrevista ao Gaúcha Atualidade.
Conta Gov.br
A criação da conta gov.br, usada para verificar o desconto que cada um terá no IPTU, é gratuita. Se você ainda não possui, pode fazê-la a partir dos seguintes passos:
- Acesse o site gov.br e selecione a opção entrar
- Você será levado para uma página com o botão “Crie sua conta gov.br”
- Clique na opção e selecione entre uma das opções de cadastro (uma das melhores maneiras é utilizando o CPF)
- Após o preenchimento dos campos solicitados, você receberá um código de confirmação por e-mail ou SMS. Você deve copiar e colar no campo indicado na página