Um incêndio atingiu o Hospital Independência, em Porto Alegre, na noite desta segunda-feira (11). Pelo menos dois caminhões do Corpo de Bombeiros foram acionados para atender a ocorrência. O fogo começou por volta das 20h, mas ainda não se sabe o que deu início às chamas. Nesta terça-feira, cirurgias e atendimentos ambulatoriais no hospital já estão sendo retomados.
Segundo a assessoria de imprensa do hospital, as chamas atingiram o prédio anexo às unidades de internação 4 e 5, alas onde ficam internados os pacientes que aguardam por cirurgia ou que estão em pós-operatório. Havia 34 internados nos dois locais. Inicialmente, o número divulgado foi de 45, mas a informação foi revisada na terça.
Todos os internados foram evacuados do local, conforme a assessoria. Os pacientes mais graves foram transferidos e aqueles com quadros mais leves tiveram alta.
A instituição informou que sete pessoas foram transferidas para as seguintes unidades de saúde: Hospital Pronto Socorro, UPA Zona Norte, Vila Nova, Santa Casa e Cristo Redentor. Ainda na segunda à noite, o secretário de Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, chegou a falar em 20 transferidos, mas o número foi retificado na terça.
Segundo Ritter, por volta das 23h a situação estava "completamente sob controle". O responsável pela pasta afirmou que 51 pacientes foram retirados, sendo a maioria realocados dentro do hospital.
— A dimensão, o que aconteceu, a gente não tem nem ideia. Isso a gente vai ver amanhã (terça-feira). Na verdade, a gente evacuou 51 pacientes, todos foram trazidos aqui para fora — afirmou o secretário, em entrevista à Rádio Gaúcha.
Ritter destacou que, na terça, com peritos, vai ser possível fazer uma avaliação mais detalhada da causa do fogo.
O diretor do hospital, Ângelo Chaves, destacou que não houve pacientes intoxicados por causa da fumaça. Ele destacou que o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) da casa de saúde está em dia:
— A nossa brigada de incêndio está bem treinada, a gente é bem cuidadoso com isso. E a gente é fiscalizado por todas as secretarias do município. Então, quanto a isso, é bem tranquilo. Amanhã (terça-feira), se necessário, a gente pode fazer essa comprovação — afirmou Chaves.
— A gente tem plenas condições de amanhã (terça) retomar o hospital e em poucos dias levar ele a pleno, com exceção de um grupo de leitos, que a gente vai ver como vai ocupar da melhor forma possível — completou o diretor.
Nesta terça-feira (12), o diretor ressaltou que já estão sendo retomadas as cirurgias e os atendimentos ambulatoriais no hospital, porém com menos leitos de internação disponíveis.
Conforme o Corpo de Bombeiros, o fogo foi controlado cerca de uma hora depois que teve início e ficou restrito às unidades 4 e 5.
O prefeito Sebastião Melo fez publicação, nas redes sociais, afirmando que o secretário de Saúde, Fernando Ritter, está trabalhando para "providenciar transferências".
O Hospital Independência é da Rede de Saúde da Divina Providência e é uma casa de saúde de traumatopedia.