O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou nesta segunda-feira (18) que o Edifício Galeria XV de Novembro, mais conhecido como Esqueletão, no Centro Histórico, começará a ser demolido até o dia 10 de janeiro.
Em coletiva para apresentar o balanço dos três anos de gestão, Melo confirmou que o método para colocar o prédio abaixo ocorrerá de forma mista.
— Felizmente, agora no início de janeiro, vamos começar a derrubar (o prédio) manualmente e, depois, vamos implodi-lo. Isso é a sinalização da retomada do Centro Histórico — informou.
A empresa responsável pelo serviço é a FBI, a mesma que implodiu a sede da Secretaria Estadual da Segurança Pública. O contrato é de R$ 3,790 milhões.
Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura de Porto Alegre, André Flores, o serviço completo levará menos de quatro meses. O cronograma prevê a demolição manual dos nove andares mais altos e de uma parte térrea junto à Rua Otávio Rocha. Essa etapa levará 90 dias. A retirada da caliça vai ocorrer sempre à noite, de modo a não afetar a rotina do Centro Histórico.
— No trabalho manual, não será necessário (isolar o perímetro). Vamos ter algumas alterações de trânsito, mas tudo está sendo tratado com a EPTC e iremos dar ampla divulgação — explica o secretário André Flores.
Concluída a demolição manual, o local começar a ser preparado para a implosão, numa etapa que irá levar outros 20 dias. O isolamento do perímetro e a retirada de moradores só serão necessários no dia anterior à implosão, no dia em si e um dia depois. No caso de moradores que não tiverem para onde ir a prefeitura irá disponibilizar vagas na rede de apoio.