O festival Sunset Games volta a Porto Alegre neste fim de semana com uma série de atividades esportivas voltadas à promoção da saúde e ao combate ao sedentarismo. O evento foi aberto oficialmente na tarde desta sexta-feira (10), no Trecho 3 da Orla, com a presença da secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia, atletas, organizadores e comunidade.
Em sua segunda edição na Capital, o festival promete reunir mas de mil atletas e fãs de esporte de diversas regiões do Brasil, praticantes das modalidades de cross training e esportes adaptados, como rugby, vôlei sentado e treinamento funcional. O festival será transmitido ao vivo pelo Youtube.
— A ideia é trazer o público, a comunidade, para próximo do esporte, e essa é a ideia, mostrar que o esporte é para todos — diz Ronaldo Garcia, diretor-executivo da Perfect Marketing, organizadora do evento.
O campeonato de cross training contará com seis categorias: Trios Scaled, Duplas Amador e Duplas RX (masculino, feminino e misto). Além disso, também terá disputas entre Duplas Master 70+ Masculino (a soma da idade da dupla), Duplas Master 80+ Masculino (a soma da idade da dupla) e Duplas Elite (para convidados). Entre os atletas profissionais do cross training, o público terá a oportunidade de conhecer e acompanhar competições com Anderon Primo, Pedro Martins, Ricardo Algayer, Lari Cunha e as gaúchas Dryelli Hauanne e Carol Gutierrez.
A primeira edição do evento, realizada em 2022, também na Orla, reuniu 32 mil pessoas em dois dias e os competidores vieram de 38 cidades gaúchas. A projeção para 2024 é de mais de cinco modalidades esportivas, feira de pequenos empreendedores e mais de 10 atividades esportivas inclusivas.
Esportes adaptados
O evento contará ainda com esportes adaptados nas modalidades vôlei sentado, rugby em cadeira de rodas e ginástica funcional, em parceria com a Associação Esporte +. Será um momento de interação com o público, que também poderá participar das atividades. Alguns exemplos de superação vão mostrar as suas habilidades.
Foi em Santana do Livramento, cidade em que nasceu, que José Arthur Furtado, 19 anos, começou a praticar natação paraolímpica há cinco anos. Hoje, ele mora em Porto Alegre e participa da Associação Esporte +, pela qual participa de competições regionais e nacionais. No festival, ele vai participar das provas de ginástica funcional. Deficiente visual, ele se dedica nos treinos pois se diz “apaixonado” pelo esporte e projeta o futuro.
— Me achei na natação, eu digo que é um esporte que é tu contra ti mesmo, né? É o que eu me orgulho de fazer e é o que vai me dar um futuro. Pretendo em breve chegar numa Paraolimpíada, no Mundial, no Parapan e fazer minha história — ressalta o atleta.
Já a porto-alegrense Beatriz Machado Almeida, 19, vai participar dos jogos nas modalidades voleibol sentado e rugby. Ela conta que também é profissional da natação, mas como não há piscina na orla, vai participar das outras modalidades que treina.
— Eu acho uma boa oportunidade para que as pessoas vejam o esporte adaptado e se interessem também para praticar, além de ver que nós todos somos iguais — comenta.
Shows musicais
O Sunset Games também terá atrações musicais nos dois dias de competições, no sábado (11) e no domingo (12). Serão diversos artistas locais, que se apresentarão no Trecho 3 (ao lado do bar Espartano da Pista). Entre os nomes confirmados estão Ian Soares e banda, DJ Coruja, Zero13 – Tributo a Charlie Brown Jr. e DJ Kuzco.
Conforme Ronaldo Garcia, diretor-executivo da Perfect Marketing, organizadora do evento, dados de plataformas de redes sociais apontam que, quando alguém posta fotos da sua prática de atividades físicas gera desejo, em quem visualiza, de também seguir esse caminho.
— A nossa ideia é combater a obesidade e o sedentarismo, influenciando as pessoas a se movimentarem. A Orla é o lugar propício para que as pessoas se inspirem a fazer alguma atividade, por ser um espaço que se adapta a qualquer perfil e que possibilita famílias inteiras irem juntas praticar exercícios diversos — ressalta.
Ronaldo também cita um comunicado da Organização Mundial da Saúde (OMS) que indica que, até o ano de 2030, mais de 500 milhões de pessoas desenvolverão doenças cardiovasculares devido à inatividade física.
O evento tem patrocínio da Cooperativa Sicredi União Metropolitana, Icatu Coopera, Claro, Grupo Arcor, WP Lab/ Forteviron, BOXPT e Intercity Hotels. Como apoiadores, a prefeitura de Porto Alegre e Skyhill. Já os fornecedores oficiais do evento são Gear e Porto Tatame.
Presenças confirmadas e duplas inéditas
O público terá a oportunidade de conhecer e acompanhar competições com alguns dos maiores nomes do cross training no país. Um encontro inédito entre os dois maiores atletas do cross training nacional é a principal atração. O hexacampeão brasileiro da modalidade, Anderon Primo, e um dos seus maiores adversários, Pedro Martins, vão formar uma dupla masculina de Elite, que desafiará os Elites do Rio Grande do Sul. No total serão 11 duplas masculinas nesta categoria.
Já no Feminino, uma das presenças que vai chamar a atenção do público é a da campeã da edição 2022 do Sunset Games na categoria Elite. A gaúcha Dryelli Hauanne formará dupla com Lari Cunha, grande atleta da modalidade. Também estará entre as participantes, a gaúcha Carol Gutierrez, terceira atleta mais bem condicionada do mundo. No total serão 11 duplas femininas Elite.
Outra importante presença é a de Ricardo Algayer, atleta amputado que pratica cross training sem adaptação. Ele já ganhou torneios no Brasil e nos EUA. O gaúcho de 39 anos chegou a praticar handebol e basquete, ambos em cadeira de rodas, atletismo e musculação, mas foi no cross training, há cinco anos, que ele se encontrou. Desde então, coleciona títulos no Brasil e no exterior.