Vem aí a 1ª Copa das Comunidades, que aposta no futebol como ferramenta de inclusão social. Promovido pelo Instituto Edson Prates em parceria com a prefeitura de Porto Alegre, o campeonato será nas quadras de esportes da orla do Guaíba, no dia 2 de dezembro.
Fundado em janeiro deste ano, o instituto tem o objetivo de dar continuidade ao trabalho de Prates, que morreu em 2021 e dedicou a vida ao futebol como dirigente do Internacional. A entidade é presidida pelo filho dele, Vinicius Prates.
— Queremos manter o legado do seu Edson fora dos gramados, transformando vidas. A iniciativa oferece oportunidade de acesso ao esporte e ao desenvolvimento social para crianças da periferia, usando o futebol com veículo para promover valores, habilidades, perspectivas positivas de vida e oportunidades — destaca Vinicius.
Podem participar da competição equipes formadas por jovens com idade entre 11 e 15 anos de instituições como escolas e organizações comunitárias. O torneio terá em 18 equipes, divididas nas categorias "mirim" (nascidos em 2010 e 2011) e "infantil" (nascidos em 2008 e 2009). Cada comunidade pode inscrever apenas um time em cada categoria. Haverá premiação para os três primeiros colocados.
A Copa tem o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e patrocínio da Unimed Porto Alegre. Em caso de chuva, o evento será realizado na semana seguinte, no dia 9 de dezembro.
Serviço
- 1ª Copa das Comunidades
- Onde: orla do Guaíba (Porto Alegre)
- Quando: 2 de dezembro, a partir das 8h
- Inscrições até 16 de novembro no link https://bit.ly/CopadasComunidades