Depois de acumular mais de 57 mil seguidores, posar com trajes elaborados em pontos turísticos de diferentes regiões do Rio Grande do Sul e manter uma rede de fãs de vários Estados e países, o influenciador animal Galo Fu terá uma obra literária baseada na sua vida lançada neste sábado (21). Assim como no perfil da rede social, o bichinho contará com a ajuda de Anete Michel, 48 anos, tutora desde o nascimento do mascote.
O livro de estreia traz uma história infantil com ilustrações de Walter Lara. A trama vinha sendo planejada e escrita por Anete desde a pandemia. Segundo a autora, a ideia é passar uma mensagem de inclusão, compaixão e aceitação das diferenças para pessoas e animais que precisam se encaixar em realidades que contrariam as expectativas. Na publicação, que tem a apresentação assinada pelo terapeuta infantil e escritor Luiz Carlos Prado, Fu enfrenta o preconceito de ser um mascote diferente da maioria e por não viver no ambiente onde seus semelhantes vivem.
— Mesclei situações que vivemos com o Fu e reflexões a partir de passagens fictícias. Acredito que a história possa ser utilizada por pais, terapeutas e professores para lidarem com preconceitos e até mesmo bullying entre crianças — explica a tutora.
Além da narrativa, Anete inseriu aspectos ecológicos e personagens da fauna gaúcha, como o graxaim do mato, o vento minuano e os ipês. A começar pela capa, com a silhueta da Orla do Guaíba ao fundo de uma imagem de Fu, as ilustrações de cenários e animais são coloridos com traços realistas do mineiro Walter Lara. O artista foi um dos requisitos que fizeram a publicação demorar dois anos para ser feita.
— Não me vejo como uma boa escritora, nunca tinha pensado nisso antes do Fu. Alguns pacientes que sabiam da convivência com ele e me incentivaram a contar essa história. Vi nisso a oportunidade de mostrar o valor do amor animal. A inteligência de galos e galinhas é muito subestimada por nós. O Fu convive muito bem com nossos ambientes, se adaptou e veio pra me mostrar um outro caminho para a minha vida — diz a dentista Anete, que tem reduzido a carga de trabalho para curtir a companhia do mascote e se dedicar ao livro nos últimos anos.
Lançamento de gala
Serão dois atos de lançamento: o primeiro na Livraria Santos, que fica no segundo piso do Pontal Shopping, na tarde de sábado (21); outro, na Feira do Livro de Porto Alegre, no sábado seguinte (28). O “autógrafo” dado pela pata do galináceo já está impresso em uma das primeiras das 48 páginas do livro.
Outro livro começa a tomar forma nos planos de Anete. Dependendo de como for a venda dos mil exemplares da primeira tiragem, ela avalia contar as aventuras de Fu em pontos turísticos de diversas regiões do Estado.
Cuidado estético
A designer editorial Niura Souza, responsável pelo projeto gráfico do livro e edição do texto, ressalta a importância da composição com as ilustrações e demais itens visuais. Anete tinha o texto pronto, mas esperou por um ano para poder contar com os desenhos de Walter Lara, feitos com pincel de aquarela e digitalizados.
— As ilustrações do Walter são lindíssimas. Mantivemos elas praticamente sem nenhum tratamento de cores. Trabalhamos com as cores originais e cuidamos para compor com outros elementos que seguissem a mesma paleta de cores — enaltece a editora.
Serviço
O que: Lançamento do livro “O Galo Fu - Uma fábula baseada em fatos reais”
Quando: Sábado (21), às 14h
Onde: Livraria Santos, segundo piso do Pontal Shopping, em Porto Alegre
Quanto: Entrada gratuita