O número de pessoas desabrigadas em razão da cheia do Jacuí voltou a subir nesta terça-feira (10) em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana. Mais sete moradores foram retirados de casa e encaminhados ao alojamento no ginásio municipal — com isso, agora, são 39 acolhidos no local.
Desde o fim de semana, o total de pessoas no ginásio seguia em 32. No total, ainda há cerca de 280 pessoas fora de casa na cidade, segundo a Defesa Civil. O número é considerado alto, mas estabilizou nos últimos dias.
Entre os abrigados no ginásio, 15 famílias são a Vila da Paz — que fica em uma das regiões mais prejudicadas pela enchente. Os bairros Cidade Verde e Ilha da Picada também seguem bastante afetados. Na Picada, duas casas desmoronaram e duas foram condenadas pela Defesa Civil.
O município de Eldorado do Sul não possui uma medição própria do nível do rio. Com isso, a análise é balizada nos números do Guaíba em Porto Alegre. Na manhã desta terça, houve uma redução: por volta das 7h, a régua do Cais Mauá marcava 2m46cm na região, quatro centímetros abaixo da cota de alerta – de 2m50cm.