A operação especial de limpeza realizada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) em Porto Alegre, que teve início na quinta-feira passada (28), após enchente do Guaíba, já recolheu 915 toneladas de lixo. Somente nesta quarta-feira (4), que marca o sétimo dia de operação, foram 166 toneladas de detritos.
O serviço ocorre no trecho 3 da orla do Guaíba, nas regiões do Iberê Camargo e do Anfiteatro Pôr do Sol, além da Avenida Guaíba. Os bairros Ipanema e Guarujá, assim como o calçadão da praia do Lami, também receberam a operação de limpeza. Além dos servidores, a ação conta com o auxílio de 13 caminhões e três retroescavadeiras. Os materiais coletados estão sendo encaminhados para o aterro sanitário localizado em Minas do Leão, na Região Carbonífera.
A mobilização deve continuar pelos próximos dias em outras regiões afetadas pelos alagamentos, segundo o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.
— Identificamos e mapeamos os pontos que nossas equipes já conseguem acessar, então aumentamos o efetivo nesses locais para agilizar a limpeza da cidade — diz.
Marcos Felipi, que coordena a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), à qual o DMLU está ligado, destaca que a prefeitura está atuando em diferentes frentes para atender as necessidades da população atingida.
— Estamos unindo esforços em todas as áreas há muitos dias e, agora, quando a gente espera que as águas recuem, vamos continuar trabalhando para diminuir os impactos na cidade e para as pessoas, especialmente as que mais precisam — afirma.