Dezessete jovens integrantes de projetos sociais da Fundação Pão dos Pobres e do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre, participaram do Baile de Debutantes Solidário, na noite de segunda-feira (9). O evento foi promovido pela Associação Leopoldina Juvenil (ALJ), onde a celebração ocorreu, com o apoio da prefeitura de Porto Alegre por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude.
Os preparativos começaram ainda na tarde de segunda, com a produção das meninas em um estúdio de beleza na Zona Norte. Posteriormente, elas foram conduzidas à associação, onde vestiram trajes festivos e receberam o apoio de madrinhas, que foram debutantes do próprio clube no sábado anterior (7).
Durante a celebração, cada uma das debutantes brilhava com a realização de um sonho. Elas foram chamadas indivualmente para o salão, onde foram recebidas por cadetes do Colégio Militar de Porto Alegre para um breve desfile. Em seguida, dançaram uma valsa com os pares, os responsáveis e as madrinhas. A festa foi completada com um parabéns, janta e dança.
— O Pão dos Pobres é uma instituição de 128 anos e sempre foi voltado para a assistência social, principalmente para um público em situação de vulnerabilidade social. Então, esse baile de debutantes foi muito importante, porque conseguimos propiciar para as nossas meninas atendidas uma festa que elas nem poderiam imaginar. Tivemos um retorno muito gratificante delas. Elas ficaram muito felizes e para a instituição foi algo sensacional — relatou Marcelo Barbosa, coordenador da casa três de acolhimento institucional do Pão dos Pobres.
— Foi uma noite especial que vai ficar pra sempre na memória de cada uma delas, o brilho no olhar de cada uma descreve o que foi o evento, ficamos todos muito felizes — expressou a secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia.
O Movimento de Mulheres Marlene M. Carneiro, o Sindicato da Indústria de Beneficiamento de Pedras do RS (Sindipedras) e o músico Renan Kunha também apoiaram o evento.
Festa de 250 anos
No ano passado, a prefeitura promoveu o Baile de Debutantes em alusão aos 250 anos da Capital. Na ocasião, foram convidadas 250 meninas de famílias de baixa renda para realizarem o sonho de comemorar os 15 anos. Desde 2021, a prefeitura mobilizou parceiros e entidades para arrecadar doações de vestidos, acessórios, sapatos, entre outros, para fazer a festa um momento especial na história daquelas meninas.
*Produção: Júlia Ozorio