Uma comitiva da prefeitura de Eldorado do Sul, na região Metropolitana de Porto Alegre, deixou uma reunião com representantes da Secretaria Estadual de Assistência Social com a esperança de reverter um problema relacionado ao programa Volta por Cima.
A reunião ocorreu no Centro Administrativo Fernando Ferrari, na tarde desta quarta-feira (11). O município havia perdido o prazo para inscrição das famílias aptas a receberem um auxílio financeiro oferecido pelo governo gaúcho.
A prefeitura reforçou que muitos moradores de Eldorado do Sul vivem em situação de vulnerabilidade, foram atingidos pelas enchentes e dependem dos recursos disponibilizados pelo Estado.
O programa Volta por Cima consiste no pagamento de um auxílio para situações de calamidade ou emergência. A iniciativa prevê R$ 2,5 mil para famílias desalojadas ou desabrigadas e R$ 700 para famílias atingidas que estejam inscritas no Cadastro Único dos municípios ou que estejam em situação de extrema pobreza.
A estimativa é de que, em Eldorado do Sul, o recurso poderia ajudar até 8 mil pessoas. Entre as ponderações apresentadas, o município alegou ter ocorrido uma falha administrativa da parte de uma servidora com relação às datas do decreto, impedindo a realização dos cadastros.
Moradores protestaram, durante a manhã, em frente ao Centro Administrativo Municipal. Em entrevista a GZH, o prefeito Ernani de Freitas Gonçalves chegou a afirmar:
— Tem uma funcionária que cuida disso. Eu não sei se ela passou despercebida, mas ela não se ligou e não nos passou, não passou para o secretário, nem para os órgãos competentes. Realmente houve uma falha dessa menina, que é uma funcionária pública, de carreira, inclusive. É uma guria eficiente e desempenha bem a função, mas eu não sei por que cargas d'água ela passou despercebida nessa situação.
Após a reunião com os representantes da prefeitura, o secretário estadual de Assistência Social, Beto Fantinel, informou que estão sendo feitos encaminhamentos no sentido de auxiliar o município.
— Ainda se encontra numa situação difícil, já que na cidade persistem os alagamentos. O governador (Eduardo Leite) pediu que a gente observasse com muita atenção para não deixar a comunidade desassistida - disse Fantinel.
A tendência é de que o governo do Estado dê uma "segunda chance" a Eldorado do Sul. A forma como isso pode ocorrer também será motivo de discussão.
De acordo com a secretaria, nos próximos dias, o Executivo gaúcho deverá publicar um novo decreto, nos próximos dias, ampliando a lista de cidades no programa Volta por Cima, tendo em vista que as chuvas intensas evoluíram, causando transtornos e alcançando mais regiões ao longo do mês de setembro. Eldorado do Sul poderá ser incluído nesta publicação.