A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta preventivo para risco de alagamentos e inundações súbitas em rios e arroios neste sábado (7).
Diante do cenário, a Defesa Civil da Capital recomenda que a população evite sair de casa durante o período do aviso. Para moradores de áreas de risco, o órgão orienta que as pessoas fiquem em locais seguros e considerem buscar abrigo temporário junto a familiares.
A Defesa Civil está realizando vistoria em locais atingidos pelas cheias nas ilhas e orientando a população devido a eventual elevação do nível da água. Por enquanto, o processo de retorno de moradores para pontos afetados pela cheia não será suspenso pelo departamento. São 113 pessoas acolhidas nos abrigos da Ilha da Pintada e cinco famílias no Ginásio do Demhab, no bairro Santana.
Segundo a Climatempo, serão 30 milímetros de chuva ao longo do dia na Capital gaúcha, equivalente a 20% do esperado para todo o mês. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja válido para a região metropolitana, com a possibilidade de chuvas e ventos intensos.
Em caso de emergência
O contato da Defesa Civil de Porto Alegre é o 199. O setor funciona 24h. Atendimentos emergenciais também podem ser realizados pelo Corpo de Bombeiros, através do 193.