A segunda-feira (4) começou com chuva forte em Porto Alegre, o que provocou transtornos em diferentes pontos da cidade desde o início da manhã.
Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), há acúmulo de água em vias importantes da Zona Norte, como na Avenida Dona Sebastiana, Avenida São Salvador, Avenida General Emílio Lúcio Esteves, Avenida Sarandi, Rua Alberto Rangel e Avenida João Ferreira Jardim. Os motoristas precisam de atenção redobrada ao transitar por estes trechos. A Rua Voluntários da Pátria, próximo da Arena do Grêmio, também ficou com vários pontos alagados. Na Zona Leste, o cruzamento entre a Rua Mariz e Barros e Rua Felizardo Furtado está interrompido em razão de alagamento.
O Túnel da Conceição, nos dois sentidos, também tem pontos com água na pista. Algumas sinaleiras estão fora de operação, como na Avenida Padre Cacique x Avenida Diário de Notícias x Avenida Chuí.
Queda de galhos
Na Rua Hoffmann, na esquina com a Avenida Cristóvão Colombo, no bairro Floresta, a queda de galhos provoca a interrupção do tráfego de veículos na rua. No bairro Humaitá, a Rua Max Juniman também está interrompida. Na Zona Sul, a Avenida Coronel Marcos, próximo à Rua Augusta Linck, está bloqueada em razão da queda de uma árvore no local .
A chuva do fim de semana foi causada por uma área de baixa pressão e circulação dos ventos vinda do Paraguai, segundo o Climatempo.
Para hoje, a sala de situação da Defesa Civil alerta para a formação de um ciclone extratropical sobre o mar, que pode intensificar as chuvas por todo o Estado. Já a Climatempo alerta para as rajadas de vento, que podem alcançar 80 km/h.